segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Faz sentido em dia de final, falar na expressão "monte de esterco" ? Talvez, em casos muito pontuais...

Hoje é dia é de final e quando o Benfica joga uma final, não me parece que exista nada de mais importante que o próprio jogo !

É verdade e é no jogo que todos temos de focar, especialmente os jogadores, treinadores e dirigentes, mas não deixa de ser irónico que hoje todos acordámos com uma infeliz capa do "Jornal i".

E porque é infeliz?

Porque ao contrário do que seria noticia - eventual constituição do arguidos ou um despacho - o jornal valoriza apenas o facto de existir um inquérito aberto sobre Bruno de Carvalho !

E este "modus operandi" muito utilizado por pessoas maquiavélicas que abrem processos com as suas denuncias anónimas tem eco e amplificação numa comunicação social medíocre!

Eu sempre escrevi sobre estes "não casos" como especulações e fui intransigente na defesa dos acusados, porque na prática qualquer um pode ser acusado de nada, bastando para isso uma denúncia anónima. 

O que eu me surpreendi bastante hoje de manhã foi com o teor da resposta de Bruno de Carvalho no seu mais recente post no Facebook. 

Ou seja o nosso amigo escreve :

"TERRORISMO COMUNICACIONAL

E qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anónima que este jornalista é pedófilo e violador, mesmo que não seja verdade, e um jornal colocar na capa!

Qualquer monte de esterco é livre de fazer denúncias e o DIAP, por lei, tem de investigar e isso não significa nada...

"Blablabla mas não existe despacho nem ninguém foi constituído arguido..." Moral da história... nada disto interessa para nada mas as marionetas do Benfica continuam ao ataque. "

(a palavra Benfica que está a bold no texto anterior, foi originalmente escrita com letra pequena mas o corrector automático obrigou-me a corrigir e alterar a palavra para iniciar com letra grande)

Obviamente que Bruno de Carvalho poderia ter escrito este texto sem ter usado a expressão "monte de esterco" num texto até pequeno, mas isso não seria um texto de Bruno de Carvalho!

Eu concordo em absoluto com o presidente do Sporting e até acho que agora o nosso caro amigo vai entender melhor alguns dos casos que ele tem amplificado até á exaustão, como os jogos viciados pelo Benfica, os pagamentos de valores avultados aos jogadores do Rio Ave, entre outros casos abertos por denuncias anónimas e que terminarão arquivados, sem que antes não tenham sido utilizados por media medíocre e "montes de esterco" que o amplificam nas redes sociais, em discursos, em entrevistas ou em piadinhas sem piada!

Eu já uma vez falei de Bruno de carvalho como alguém que se projecta em variadíssimas situações e também disse que Freud estudou e explicou isso melhor que ninguém, mas ver Bruno de Carvalho assumir o seu "modus operandi" num post onde se auto denomina como "monte de esterco" é algo que nunca pensei ler ou ver. 

Já uma vez escrevi este texto seguinte a propósito de Bruno de Carvalho mas volto a colocá-lo porque começa a ser tão evidente toda este teoria da projecção Freudiana que a repetição do conceito ajudará a cimentar a teoria aplicada a um caso prático flagrante.

Então:

"A projecção é mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, são atribuídos a outra(s) pessoa (s)."

Se isto não é um caso típico de projecção Freudiana então eu não sei que exemplo se poderá dar para melhor descrever esta situação. "

Esquecido que está o fait divers da manhã do dia da final, vamos então viver o resto do dia com a preocupação que interessa :

- Ganhar no Restelo!

Força Benfica 



Sem comentários: