terça-feira, 26 de setembro de 2017

Nem somos 8 numa semana, nem 80 na outra...

Este último sábado vimos algo no Estádio da Luz que não tínhamos visto com CSKA, Boavista e Braga... O Benfica marcou um golo e continuou a atacar num ritmo de Tetra campeão, procurando o segundo golo. 

Eu tinha escrito várias vezes que o que mais me enervava neste Benfica é a maneira como deixamos de atacar quando marcamos golo. 

Há quem me diga que Rui Vitória acalmou a vertiginosa maneira de jogar com que Jorge Jesus nos tinha habituado mas eu apenas agradeço a Rui Vitória essa consistência que nos tem dado tantos títulos que fugiram com Jorge Jesus. 

Isso para mim está claro... Mas não é sobre isso exactamente que estamos a falar. 

Eu estou a falar numa acomodação, numa maneira relaxada de ver o jogo, numa maneira arrogante de encarar o adversário e isso trouxe-nos vários dissabores. 

O que o Benfica fez no ultimo sábado tem de fazer em todos os jogos do nosso campeonato e depois consoante o adversário, logo gerimos mais ou menos o resultado. 

Não estou a pedir que contra FCPorto ou Sporting isso aconteça porque nesses jogos o importante é ganharmos 3 pontos, seja de que maneira for, mas contra adversários mais fracos, não me parece que chorar Ederson, Lindelof, Semedo, Mitroglou seja uma solução para os nossos problemas. 

Os nossos problemas resolvem-se atacando e dando tudo em cada lance. 

Foi isto que Rui Vitória incutiu no espírito destes jogadores nas últimas duas épocas - luta por cada bola, encarar cada jogo como se fosse uma final e respeitar todos os adversários com a convicção que esse respeito seria um tónico para a concentração, a determinação e o foco.

Pois o Benfica contra o Braga não foi esta equipa, contra o Boavista também não foi e muito menos contra o CSKA que era jogo de champions. 

Temos que encarar cada jogo assim, com este foco e se no final o Benfica perder o jogo ou empata-lo ou se mandarmos 5 bolas aos ferros e ficar 0-0 eu sou o primeiro a aplaudir de pé todos os jogadores. 

Atitude competitiva no limite exige-se e a verdade é que o Benfica não teve esta atitude nos últimos jogos. 

Espero que tenhamos todos aprendido com estes pontos perdidos e que se lute por cada bola, por cada jogo e pelos 3 pontos em todos os jogos que faltam disputar. 

Se assim for o Penta continuará longe, mas com alguma possibilidade de sucesso !

Entretanto e no plano individual o que é que Fejsa tem, para conseguir estes números ?  

O homem tem 10 campeonatos ganhos nos últimos 10 anos e desde que Rui Vitória chegou ao Benfica, Fejsa tem números arrasadores. 

Na primeira época de 2015-2016, Fejsa fez 28 jogos e ganhou todos, perdendo apenas com:

-  Sporting na Super Taça (1-0) 

-  Atlético de Madrid em casa (1-2)

- Bayern de Munique em Munique (1-0) 

- Sporting no Estádio da Luz (3-0) mas o engraçado é que entra ao intervalo quando já está 3-0. 

Empata um jogo contra o União da Madeira (0-0) e outro contra o Bayern de Munique na Luz (2-2)


Na segunda época de Rui Vitória, Fejsa fez 35 jogos e ganhou todos, perdendo apenas com

- Nápoles fora e no Estádio da Luz (4-2 e 1-2)

- Marítimo no Funchal (2-1)

- Setúbal fora  (1-0). 

Empatou dois jogos contra o Besiktas (1-1 e 3-3)  e um jogo contra o Sporting (1-1) que sendo empate, praticamente nos dá o título em Alvalade, ou seja um empate com sabor a vitória. 


Esta época de 2017/2018,  Fejsa ganhou todos os 4 jogos em que participou, portanto a crise não tocou ainda no Sérvio este ano. 

Ou seja, qualquer miúdo de 8 anos sabe que desde que Rui Vitória chegou o homem fez apenas 67 jogos mas só perdeu 4 para a liga dos campeões - Nápoles (2) Bayern de Munique, Atlético de Madrid - 3 para o campeonato - Marítimo, Setúbal e Sporting (sendo que este ultimo nem devia contar porque Fejsa entra ao intervalo quando está 3-0) e  Super-taça com Sporting. 

Empates tem 2 contra Besiktas e 3 contra União da Madeira, Setúbal e Sporting, sendo que este é um empate que vale um campeonato!

Qualquer adepto do Benfica sabe estes números de cor, porque são surreais !!!

Repito que tudo isto é surreal!

Outro nome que une a Arte á magia do Futebol, mesmo no meio de toda a crise do nosso Glorioso,  é Jonas que é o melhor marcador com 8 golos para o campeonato e que decidiu homenagear o maestro brasileiro João Carlos Martins que teve uma vida cheia de azares que uma e outra vez o levaram a recomeçar de novo. 

Teve um acidente na mão direita em 1965 que o impediu de tocar ainda novo, quando encontrou a sua equipa do coração - Portuguesa de São Paulo - a treinar em New York e o treinador o convidou a juntar-se aos seus ídolos. Azar dos azares, João Carlos Martins teve uma queda que lhe perfurou o braço impedindo-o de tocar durante alguns anos

Passado muito tempo tempo foi assaltado em Sofia, Bulgária no ano de 1995 e nesse assalto foi violentamente agredido na cabeça, ficando muito limitado no braço direito e na fala. 

Mas não é por isso que João Carlos Martins se resigna e pelo contrário abraça uma carreira de maestro mesmo que não consiga virar as páginas das folhas, tendo que as decorar. 

Toda uma história de resiliência que Jonas decidiu homenagear no golo do passado sábado. 

E que bonito ver um jogador de futebol homenagear alguém que tem como paixão a musica clássica - especialmente Bach num determinado momento, mas não só - porque mostra que a Arte e Futebol podem andar de mãos dadas. 

Se em campo Jonas é o melhor jogador que o Benfica teve em muitos, muitos anos, fora dos relvados mostra sinais de elevação o que só nos orgulham e enchem de alegria. 

Um exemplo !

Ontem Rui Gomes da Silva escreveu novo texto a justificar parte da sua tomada de posição na semana passada e depois no programa "O Dia Seguinte" voltou a explicar o que o levou a escrever tudo aquilo e o que o levou a falar - como eu falo e muitos outros falam - quando achou que o devia fazer. 

Não vou dissecar muito sobre o que ele escreveu porque está no blog vizinho "Nova Geração Benfica" e cada um tira as suas conclusões, mas vou sublinhar umas ideias que defendeu no programa  á noite e que se aproximam muito do que eu defendo, mesmo que muitas vezes esteja em desacordo com algum conteúdo e sobretudo na forma como Rui Gomes da Silva apresenta as suas ideias. 

Então Rui Gomes da Silva diz que nunca recebeu um euro do Benfica e que continuará a defender que os órgãos sociais do Benfica nunca sejam remunerados. 

Eu escrevi-o dezenas de vezes mas nunca será demais relembrar que isso é condição fundamental porque honra a nossa História e aquilo que todos os presidentes e vice presidentes fizeram em mais de cem anos da nossa existência. 

Para mim isto é algo intocável e que nunca poderá ser alterado. 

Também não concordo ou concordarei que algum cidadão possa ser expulso de sócio do Benfica como foi o execrável João Vale a Azevedo. 

Basicamente porque a relação de paixão que cada pessoa tem com o seu clube não pode nunca ser posta em causa e Rui Gomes da Silva defendeu excactamente isso ontem á noite. 

Se o execrável João Vale e Azevedo ou muitos outros execráveis benfiquistas que roubam descaradamente em várias áreas da nossa sociedade - alguns autênticos gangsters - tem a Paixão pelo Benfica e querem pagar as suas quotas, os seus Red Pass ou os seus camarotes no caso dos mais ricos, o Benfica nunca pode proibir alguém de ser sócio do nosso clube.

Isto tudo a propósito das pessoas que se vendem por um ordenado e dizem hoje o contrário do que diriam há um tempo.

Entretanto a arbitragem do Moreirense Sporting foi das coisas mais vergonhosas que vi em muito tempo. 

Então o árbitro anula uma jogada com dois jogadores do Moreirense isolados, marca um canto a favor do Sporting duma clara falta atacante e duma situação que era pontapé de baliza, perdoa um penálti contra o Moreirense já em descontos num empurrão sobre Doumbia e deixa que Coentrão e Coates andem a distribuir chapadas aos adversários ?

Eu sei que todos os olhos do nosso campeonato, imprensa, media, redes soaciais, Nunos Saraivas e Franciscos J Marques estão em cima de Eliseu e Samaris, mas por favor há todos os dias agressões semelhantes ás de Eliseu por parte de jogadores do FCPorto e Sporting e anda tudo caladinho.

Assim não há VAR que resista porque como sabemos o VAR tem que intervir o mínimo e só pode intervir nas quatro situações conhecidas de agressão, golo, fora de jogo e  penalti. 

Lembrar ainda que não é ganhando ao Paços de Ferreira em casa por 2-0 que o Benfica passa a estar em estado de graça.

Era só o que faltava, pensarmos que todos os nossos problemas se resolveram contra o Paços de Ferreira.  

O Benfica está obrigado a ganhar os próximos dois jogos esta semana antes da paragem de seleções e se estes não são os jogos do ano, seguramente que estarão no TOP 5 da época. 

O Benfica não pode ficar fora dos oitavos da champions e não pode perder pontos onde o ano passado perdeu ou onde há dois anos teve imensas dificuldades amplificadas pela expulsão de Renato Sanches. 

São duas finais que tem que ser encaradas como tal, para ganhar. 

Exijo compromisso dos nossos jogadores em ambos os jogos e exijo entrega total porque destes 6 pontos depende o futuro do nosso Benfica nesta época. 

Mesmo para terminar abominar todos e quaisquer comentários arrogantes de muitos benfiquistas sobre a goleada que Barcelona vai dar ao Sporting. 

Ridículo, mesquinho e provinciano. 

O Sporting, como o FCPorto e Benfica são grandes clubes e nada que passe aqui dentro pode desviar-nos da imagem do futebol português no mundo, pois somos e seremos durante mais 3 anos os campeões europeus em título. 

Sei que o Sporting fará um bom jogo amanhã, como espero que o FCPorto faça um bom jogo contra o Monaco e que depois empatem no domingo. 

Esta arrogância estúpida que faz com que benfiquistas andem a gozar com possíveis goleadas de clubes portugueses na Europa é algo que abomino e mesmo que queiram que o Sporting e Porto percam sempre - como eu quero em Portugal em todas as competições - nunca poderá ser usada para querer ver o nosso futebol goleado seja por quem seja. 

Acho sinceramente que esta ideia que o Sporting será goleado é de alguém que não percebe nada de futebol, nem do xadrez do futebol europeu. Se o Barcelona pudesse eliminar a Juventus, deixando o Sporting passar aos oitavos faria-o desde já e o Sporting pode pontuar em qualquer campo do mundo e ganhar contra qualquer equipa do mundo em casa. Tal como o Benfica e FCPorto e se eu disse há dias que Sporting e FCPorto estavam mais fortes e Benfica mais fraco, não seria agora que iria dizer o contrário.  

Espero grandes jogos europeus e não me passa pela cabeça que existam goleadas em nenhum dos nossos jogos. 

Precisamos de vitórias para manter o nível do nosso futebol e manter sempre 3 equipas na champions. 

Força Benfica



Sem comentários: