sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Maravilhoso 2016 - Que 2017 nos dê o Tetra! Ponto

Acabámos todos de saber que o Benfica teve 44 vitórias em 54 jogos durante o ano civil, fazendo uma media de 81,48% de vitórias neste ano e parece que este feito é algo normal, mas não é. 

A foto do lado que é original do Hugo Gil mostra um ano de trabalho incrível do nosso clube que não sabemos se poderá ser repetido.

Até imagino que se possa um dia ganhar 45 jogos num ano, mas acho difícil que se consiga jogar várias competições a ter quase 81,5% de vitorias. 

E o que é mais interessante é que a minha memória não está tão boa assim e eu quando soube desta noticia e antes que o senhor Google me dissesse o que quer que seja, fiz rapidamente as contas:

Uma derrota contra Bayern de Munique em Munique e um empate contra o mesmo Bayern no Estádio da Luz. 

Uma derrota contra Nápoles em Itália e uma derrota contra Nápoles no Estádio da Luz. 

Um empate contra o Besiktas no Estádio da Luz e um empate contra o mesmo Besiktas na Turquia. 

Uma derrota contra o FCPorto no Estádio da Luz e um empate contra esse mesmo FCPorto no Dragão. 

Um empate contra o Setúbal no Estádio da Luz e uma derrota contra o Marítimo no Estádio dos Barreiros. 

10 jogos sem vitórias, contra 6 adversários distintos e 44 vitórias num ano civil que começa cada vez a contar mais no futebol das estatísticas. 

No meu tempo, o futebol não se fazia com estatísticas de ano civil mas sim sempre entre Agosto e Maio mas a globalização obrigou o futebol a modernizar-se e também agora temos os números do ano civil a fazerem as delicias dos malucos da estatística. 

O Benfica marcou 131 golos neste 2016 e tem o melhor registo dos últimos 51 anos, exactamente quando Eusébio ganhou a Bola de Ouro pelo Sport Lisboa e Benfica.

Estes números provam que diga o que se disser do Benfica pela boca dos seus adversários, a verdade é que o Benfica está a viver um dos grandes momentos da nossa História. 

Se em Maio o Benfica tem a felicidade de ganhar o desejado Tetra ninguém tenha duvida que estamos perante um dos maiores momentos do nosso clube, mas mesmo sem o ganhar, estes números de 2016 ficam para a História da Estatística mundial e deveremos todos sentir orgulho.

E apesar de Rui Vitória querer fazer destes números algo colectivo e fruto de muito trabalho de muitas pessoas - e é verdade - lembro que há mais ou menos um ano muitos benfiquistas duvidavam da capacidade de Rui Vitória levar a bom porto este projecto. 

Não vou falar do bate boca com Jorge Jesus, com o ridículo prémio de treinador do ano dado por Rui Vitória ao treinador do Sporting depois do comentador da SIC Noticias ter chamado ao nosso treinador o "Paulo Fonseca do Benfica" em Novembro de 2015 nem quero falar das desconfianças de muitos benfiquistas aos méritos de Rui Vitória, mas quero destacar algo que tem que ser destacado. 

O Futebol é presente. 

De nada nos valem os números do passado se perdemos a Taça da Liga, se perdemos a Taça de Portugal, se perdemos contra o Borussia de Dortmund e se perdemos a hipótese de sermos campeões e isto é o que realmente é importante. 

Estes números do passado não nos dão vitórias no futuro. São apenas isso - números do passado que nos satisfazem e nos enchem de orgulho mas não apontam nada ao futuro. 

Se no campo conseguimos um score de vitórias que nos dá o numero 1 mundial, se as nossas assistências em 2016 nos colocam em sétimo lugar de todo o mundo - incrível como ontem, num jogo de Taça da Liga ás 915pm estão 32 000 pessoas - só temos que ter esperança no futuro, mas também devemos ser humildes para continuar a encarar cada jogo como uma final e as finais ganham-se, mesmo que não se jogue muito bem sempre.

Que 2017 nos traga o Tetra, que nos traga uma dobradinha que já merecemos e que nos traga novamente os quartos de final da Champions. 

Força Benfica




Sem comentários: