sexta-feira, 30 de setembro de 2016

- Rui Vitória !?!? - Pode tratar-me por Rui, por favor?

No inicio da época passada havia uma piada a circular pelas arrogantes mentes leoninas que versava assim:

Na sala de imprensa depois de mais um desaire, um jornalista levanta a mão e diz:

-  Rui Vitória !?!?!

E Rui Vitória aparentemente respondia :

Pode tratar-me por Rui, por favor?

Esta piada foi-me contada algumas vezes por fervorosos adeptos leoninos na lua com o seu novo treinador,  há cerca de um ano.

Depois dessa piada o nosso treinador conquistou uma Taça da Liga, conquistou um campeonato com o recorde de pontos do Benfica, conquistou uma Super Taça, atingiu os quartos de final da champions, mas não acabam aqui os "títulos" pessoais do Senhor Rui.

No dia 20 de Setembro de 2015 o Benfica jogou contra o FCPorto no Dragão e perde nos últimos minutos.

No final do encontro esses jornalistas perguntavam a Rui Vitória sobre a dificuldade em ganhar fora porque o Benfica não conseguia um único ponto fora de casa, depois de ter perdido contra o Arouca e contra o FCPorto no Dragão

Desde esse jogo a 20 de Setembro de 2015 até ao dia 24 de Setembro de 2016 passaram 368 dias e o Benfica apenas empatou um jogo fora contra o União da Madeira - em jornada adiada devido ao mau tempo para uns meses depois - e ganhou todos os jogos seguintes.

Eu vou repetir para que todas as pessoas possam entender...

O Benfica em 368 dias e em 19 jogos fora do Estádio da Luz para a Liga Portuguesa 2015-2016 e para o inicio de liga 2016-2017 ganhou 18 jogos e empatou apenas um jogo a 0-0 contra o União da Madeira. 

Se formos considerar os jogos seguidos que o Benfica ganhou fora chegamos á conclusão que o Glorioso fez a sua décima quinta vitória seguida, igualando o feito protagonizado por Jimmy Hagan com a equipa maravilha que não perdeu um único jogo em 1972/1973, apesar da série já vir da época transacta.

O Benfica teve a ganhar desde o dia 23 de Março de 1972 - quando perdemos com o Barreirense por 1-0 no Barreiro - até ao dia 1 de Abril de 1973 quando empatámos a 2-2 com o FCPorto no antigo estádio da Antas.

Ou seja foram exactamente 374 dias, 15 jogos fora, que o Benfica teve sem perder no tempo mais Glorioso ao nível de resultados internos - Liga Portuguesa - da nossa história.

Neste momento, o "Senhor Rui" igualou Jimmy Hagan com 15 vitórias seguidas fora para a Liga Portuguesa e pode bater esse recorde se conseguir ganhar no dificílimo jogo que teremos no Estádio do Restelo no próximo dia 23 de Outubro. 

Esta época o "Senhor Rui" em seis jogos da primeira Liga, tem quatro jogos fora e dois jogos em casa, enquanto o Sporting por exemplo tem quatro jogos em casa e dois jogos fora efectuados. 

Dizem-me os sportinguistas que eles tem vantagem porque um desses quatro jogos em casa foi contra o FCPorto ao que eu respondo que também já jogámos em casa contra o SCBraga e já fomos ganhar um dos jogos dificeis na Madeira, mas aqui a questão importante não é comparar o Benfica com o Sporting - e todos vão jogar contra todos - mas sim comparar as piadas dos sportinguistas ao nosso treinador exactamente há um ano, com os resultados do "Senhor Rui" um ano depois. 

As mesmas piadas que se falaram contra "o Senhor Rui" há um ano voltaram esta semana após a derrota benfiquista em Nápoles.

Criticaram-se as opções táticas do "Senhor Rui" mas essas pessoas não viram o jogo que eu vi.

O Benfica começa o jogo a surpreender tacticamente o Nápoles e não marca porque Mitroglou falha dois golos que não pode falhar. Depois sofremos mais um golo de bola parada num canto e acabamos a primeira parte a discutir o jogo com o Nápoles, mesmo com alguns jogadores em sub rendimento, como Carrillo. 

No intervalo achei que Gonçalo Guedes, Salvio e Cervi poderiam dar a rapidez que o Benfica necessitava e poderíamos no mínimo empatar o jogo, mas eis que Júlio César resolve ter um daqueles dias maus que acontece a todos uma ou outra vez na vida e o Benfica perde naturalmente um jogo de Champions, beneficiando ainda com o facto de Besiktas e Dinamo de Kiev terem empatado o jogo entre eles. 

Sem dramas, virámos rapidamente a página para o Feirense que tem agora a importância semelhante a jogar contra o Barcelona numa final de Champions e temos que conquistar os três pontos em casa junto do nosso público.

O "Senhor Rui" tem ido paulatinamente conquistando um lugar na História do Benfica e se conseguir ganhar domingo e recuperar todos os jogadores lesionados para esse importantíssimo e histórico jogo no Estádio do Restelo a 23 de Outubro pode ganhar um lugar no Olimpo Benfiquista.

Se isso acontecer, talvez nesse dia passa de "Senhor Rui" a "Rui Vitória" porque parece que para muitos adeptos adversários, o nosso treinador será eternamente o "Senhor Rui" quando se esquecem que esse "Senhor Rui" já é campeão, já ganhou uma "Super Taça", já ganhou uma "Taça da Liga"  e já conquistou uma  "Taça de Portugal" antes de chegar ao Benfica, coisa que outros treinadores não conquistaram. 

Há "senhores Jorges" que para ganharem Taças de Portugal e campeonatos tiveram que passar pelo Benfica já em idade de reforma e há outros "senhores Rui" que a começar a carreira de treinadores não precisaram da grandeza do Glorioso para conquistarem Taças de Portugal e não precisaram de muitos anos - 46 anos exactamente - para ganhar tudo o que havia para ganhar em Portugal.

O que precisam é de pouco mais de um ano para fazer História no Glorioso e isso foi atingido a semana passada quando igualaram os números da maior lenda técnica do nosso clube.

Agora veremos se tem a arte e o engenho de ultrapassar esses números míticos, ganhando este domingo e depois em Belém. 

Se o fizer, espero bem que todos se lembrem que estamos a assistir a História no nosso clube e por falar em História fui ver quantos jogos seguidos teve o FCPorto  a ganhar fora e o seu recorde de vitórias seguidas fora de casa é de onze jogos enquanto o Sporting em toda a sua história grandiosa  (seis títulos nos ultimos cinquenta anos), tem apenas seis vitórias seguidas fora como recorde pessoal, em mais de 100 anos de História. 

Por tudo isto é importante que se dê o devido mérito a quem o tem e neste momento estamos a poucas semanas de aplaudir de pé o grande Rui Vitória.

Em relação á champions eu escrevi aqui o quão importante era ter ganho em casa contra o Besiktas e apesar de estar tudo em aberto, sei que vamos ter imensas dificuldades para passar o grupo. Assim mesmo, prefiro perder três pontos em Nápoles que perder três pontos contra o Feirense portanto, ninguém tenha duvidas que o jogo importante da semana é este domingo

Força Benfica






Sem comentários: