quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Os Ferraris mais equipados e as melhores mãozinhas para os guiar...

Há um mês escrevi o meu único post nesta silly season do mercado de verão e fui resistindo á tentação de ir comentando o  que  ia aparecendo nos media cada vez mais em formato telenovela...

Sei bem o que escrevi há exactamente um mês e vou repeti-lo pois no dia 6 de Agosto - véspera da SuperTaça - o meu único objectivo era que não se mexesse absolutamente nada no plantel que estava até então definido como "em aberto"...

" (...)  Na minha opinião o sucesso desta época está nesta equação muito simples - não se vende, nem se compra até Janeiro (...) e como cada benfiquista terá neste momento uma lista com 26 nomes, eu também tenho os meus...

1. Ederson
2. Júlio César
3. Paulo Lopes

4. André Almeida
5. Nelson Semedo
6. Grimaldo
7. Eliseu

8. Lindelof
9. Lisandro Lopes
10. Jardel
11. Luisão

12. André Horta
13. Samaris
14. Fejsa
15. Celis
16. Danilo

17. Pizzi
18. Carrillo
19. Cervi
20. Zivcovic
21. Salvio

22. Gonçalo Guedes
23. Benitez 
24. Jonas
25. Raul Jimenez
26. Mitroglou

(...) O que temos de fazer até 31 de Agosto? Não mexer... Não mexer caro presidente."

Pois bem, a verdade é que o Benfica mexeu e nestes 26 que eu coloquei há um mês saiu um jogador de nome Benitez e entrou outro de nome Rafa Silva, reforçando ainda mais o nosso ataque.

Estes eram os meus 26, mas tanto Kalaica como Jovic estão dados como sendo parte integrante do plantel mesmo que Rui Vitória ache que o ideal é ter grupos mais pequenos. 

O que importa dizer é que eu sei que este plantel dá garantias para as lutas dificílimas pelo título de campeão nacional, pela conquista da Taça de Portugal, pela Taça da Liga e pela repetição do acesso aos quartos de final da champions como fomos o ano passado e sabia-o a 6 de Agosto. 

As nossas decisões e opções foram tomadas com muito tempo de antecedência, Rui Vitória trabalha com este plantel há muito mais de um mês - tirando Rafa que chega apenas esta semana - e isso significa que o Benfica decidiu o que tinha que decidir em Junho. 

O Benfica não pode mudar a sua estratégia só porque o Sporting contrata Cristiano Ronaldo ou se o Porto contrata Messi e se há algo que eu gosto neste novo Benfica sem o "maior do mundo" é que as coisas fazem-se com calma, tranquilidade e em tempo útil. 

O "melhor do mundo" tem de facto á sua disposição o melhor plantel que o Sporting teve nas ultimas décadas e conseguiu tudo nos últimos dias de mercado, começando realmente a época esta semana. 

Parabéns a ele e a todos os sportinguistas pois ter Patricio, Coates, Douglas, Semedo, Schelloto, Zeegelaar, Wiliam Carvalho, Adrien, Elias, Bruno Paulista, Meli, Petrovic, Bruno César, Brian Ruiz, Gelson Martins, Campbell, Markovic, Alan Ruiz, Das Bost, Castaignos, Matheus Pereira, André (entre outros) é algo que faz Marco Silva e Leonardo Jardim corarem de vergonha dos seus planteis.

Ter 2 e 3 pontos de vantagem de Benfica e FCPorto, depois de ter jogado contra um adversário directo, dá ao "melhor do mundoo peito para se mandar para uma entrevista de consagração ao Record e ele não se fez rogado...

Sinceramente e sem ironia, se alguém ler a entrevista e imaginar que está a ler a mesma entrevista em Maio de 2017, pensa que ele está a falar já depois de ter sido campeão.

Eu próprio sinto que há algo de consagração no seu discurso, nos elogios constantes ás suas decisões, ás decisões (submissas) do presidente, à maneira como o "melhor do mundo" está feliz por ter os jogadores que "ele escolheu" e que o presidente "lhe conseguiu dar", mostra que ele está a celebrar "o seu plantel".

E escusa de falar de dinheiro que ele conseguiu dar ao Sporting porque João Mário e Slimani estavam em Lisboa antes do "melhor do mundo" entrar no clube. 

João Mário jogou na ultima época 45 jogos e marcou 7 golos enquanto com Marco Silva jogou 45 jogos e marcou os mesmos 7 golos, mas com a diferença que ganhou uma Taça de Portugal com Marco Silva e um título europeu com Fernando Santos. Com  "o melhor do mundo" João Mário ganhou a mesma SuperTaça que Carrillo tem no curriculum

Slimani jogou 63 jogos em duas épocas com Leonardo Jardim e Marco Silva marcando 25 golos enquanto com "o melhor do mundo" Slimani fez 45 jogos e marcou 31 golos subindo claramente de eficácia na ultima época, mas não foi Jorge Jesus que o contratou.

O que será interessante é ver quanto vai o Sporting ganhar com as contratações do "melhor do mundo" - Meli, Elias, Castaignos, Das Bost, Brian Ruiz, Alan Ruiz, Petrovic, Bruno Paulista, Schelloto, Zeegelaar, Douglas - pois com Barcos e Aquilani ganhou muito pouco.

Isto tudo para dizer que o nosso Ferrari foi pensado, meticulosamente calculado e fechado com estratégia muito antes do fecho do mercado - mesmo com a novela Rafa a encher as paginas dos jornais até ao ultimo dia - e vamos humildemente defender o titulo conquistado o ano passado, mesmo estando já dois pontos atrás do Sporting.

O Ferrari do vizinho apareceu preocupantemente (para nós) bem equipado na recta final de mercado, mas nada que nos faça alterar a estratégia antes definida. 

Retocámos algo com a entrada de Rafa e temos o plantel preparado para o cansaço os castigos e lesões duma época longa - Ederson, Júlio César, André Almeida Jardel, Luisão, Jonas, Fejsa, Zivcovic, Raul Jimenez assim o provam com vários dias na enfermaria da Luz ...

Fora das quatro linhas, parece-me que este ano tem tudo para ser tão mau quanto o ano passado, pois o ruído e as mentiras que aparecem do outro lado tem deste lado interlocutores prontos para responder á letra. Seja na CMTV, na TVI 24, na SIC Noticias, na RTP3 ou em paginas de Facebooks mais ou menos famosas, o circo está montado para ser uma guerra entre dois Ferraris a jogar-se nas quatro linhas e fora delas. 

O Ferrari do norte está aparentemente menos bem apetrechado, mas tem a vantagem de não ter os holofotes apontados a si e pode correr por fora durante a época, sabendo que o que realmente interessa é cortar a meta em primeiro.

Acho que neste aspecto o FCPorto vai estar menos desgastado com as polémicas que vão aparecer nesta guerra a sul e se forem inteligentes podem tirar dividendos disso até porque vão jogar uma Champions em formato de Liga Europa e até Dezembro terão um calendário mais calmo sabendo que já foram a Alvalade.

Eu não sei como se resolve este problema dos comentadores profissionais afectos ao Benfica - dos outros não quero saber - mas sei que há algo nesses comentadores que me faz querer desligar completamente de tudo o que tem a ver com futebol.

O que se passa com esta gente? O que se passa com o nível, educação, classe e respeito que estão inerentes ao ADN da palavra Benfica?

Eu não quero, nem vou, dizer mal deste ou daquele porque estão a comentar e a fazer o seu trabalho, mas as pessoas já repararam que estas discussões são absolutamente inúteis?

Eu quero lá saber se o Adrien queria ir embora e foi obrigado a ficar ou se o Luisao queria ficar e Luís Filipe Vieira queria que ele fosse embora. Ambos ficaram nos clubes e siga...

Eu quero lá saber se o Bruno de Carvalho andou a enviar SMS ao Salvador, se houve ou não houve emails entre advogados do Sporting ou Braga, porque Rafa é jogador do Benfica e isso é inalterável.

Eu quero lá saber se o Markovic é um traidor porque está emprestado ao Sporting e entre coração ou razão, escolheu a segunda que lhe permite trabalhar com um treinador que já conhece e que lhe pode relançar a carreira.

O que eu quero saber é se os 3 milhões de euros investidos no Vera no ano passado foram mesmo para lavar dinheiro como se disse na ultima semana, quero mesmo saber se os vários milhões investidos em vários Veras nos últimos anos e sem qualquer retorno são ou não investimentos que estão a brincar com o nosso clube, quero é saber se o Benfica investe 22 milhões no Jimenez, 15 milhões no Pizzi e 16 milhões no Rafa, num total de 53 milhões de euros e algo me diz que há aqui milhões da treta a voar para algum lado...

Mesmo que não voem para nenhum lado mostra uma capacidade de investimento incrível e um pouco de atitude "novo rico" neste novo Benfica.

Isso sim preocupa-me porque alem de nível, educação, classe e respeito a palavra Benfica traz no seu ADN outras muito importantes como verdade transparência... 

O Benfica hoje é um clube europeu dos mais importantes em receitas - top 20 - em títulos nacionais e soubemos que o Benfica ocupa o décimo segundo lugar de clubes com mais assistências na Europa - 50 322 espectadores de média - só superado por seis clubes alemães, dois espanhóis e três clubes ingleses.


Estes dados são inacreditáveis quando comparados com o Benfica de há uns anos a esta parte, mas também nos fazem sonhar com mais e melhor Benfica nos próximos anos.


Fazem-nos sonhar com um Benfica made in Benfica de verdade e não um Benfica made in Benfica durante 7 meses como com o Renato Sanches.

O próximo desafio do Benfica é deixar de investir tantos milhões e estabilizar ou aumentar as receitas, diminuindo dramaticamente os custos e isso é o que temos ouvido nos últimos anos mas não se tem verificado.

Não vamos discutir aqui e agora o que se tem vindo a discutir nos últimos meses, mas dar 53 milhões por 3 jogadores que não são titulares indiscutíveis é algo preocupante a não ser que eu esteja a ver o filme ao contrário. 

Temos uma liga para ganhar e pelo que se percebe corremos riscos de jogar em Arouca e em casa contra Besiktas com muitos jogadores do plantel na enfermaria. 

São dois jogos para ganhar e para começarmos a acalmar no campo o que não se quer acalmar fora dele. 

Força Benfica



6 comentários:

Anónimo disse...

Também não estou nada preocupado como que se passa nas outras equipas. Apenas fico preocupado quando sou atacado, isto preocupa-me e tenho de me defender. Ou quando te atacam a família foges e ignoras?

Agora o que me deixa descansado e não me interessa absolutamente nada é este ruído, algum criado pelos inimigos outro criado pela falta de percepção de quem não percebe o clube.

"O que eu quero saber é se os 3 milhões de euros investidos no Vera no ano passado foram mesmo para lavar dinheiro como se disse na ultima semana, quero mesmo saber se os vários milhões investidos em vários Veras nos últimos anos e sem qualquer retorno são ou não investimentos que estão a brincar com o nosso clube, quero é saber se o Benfica investe 22 milhões no Jimenez, 15 milhões no Pizzi e 16 milhões no Rafa, num total de 53 milhões de euros e algo me diz que há aqui milhões da treta a voar para algum lado...

Mesmo que não voem para nenhum lado mostra uma capacidade de investimento incrível e um pouco de atitude "novo rico" neste novo Benfica."


Lavam tanto dinheiro como eu. E como eu não lavo dinheiro, não estou preocupado.

Gostava era de saber como se lava dinheiro quando se compram jogadores? Mas ainda nenhuma alma inteligente que fala disso e até acusa sem ter vergonha conseguiu responder. Provavelmente porque não fazem ideia do que seja a lavagem de dinheiro.

RD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.do Isaías disse...

Excelente, caro Benfica sou eu, excelente.

Cumprimentos,
A.do Isaías

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anonimo

Obrigado pelo comentário.

A expressão lavar dinheiro pode ser mal utilizada num contexto de compra de jogadores de futebol mas o que eu queria basicamente dizer neste contexto é que prefiro que a minha organização Benfica se sinta ofendida por alguem ousar dizer isso - que o Benfica lava dinheiro com compra de jogadores, que o Benfica pode estar a comprar jogadores de 2 e 3 e 4 milhoes de euros hiper valorizados para dar a ganhar dinheiro a alguem - e se defenda pubicamente do que estar preocupado em defender-se de fait divers que não nos interessam nada.

Eu quero verdade e transparencia e se o departamento de comunicação puder ajudar neste particular, eu agradeço.

Nao agradeço que o meu departamento de comunicação ou que os comentadores do Benfica estejam tão preocupados com SMS de Jorge Jesus ou de Salvador ou de Rafa ou de Luisao ou de Adrien.

Para mim esse tipo de novela vale zero.

Foi isso que quis dizer e talvez nao tenha sido perceptivel.

Tambem insinuei que gostava de ver explicado todos os milhoes entre Benfica e Atletico de Madrid - Pizzi, Roberto, Raul Jimenez, Salvio, Gaitan, etc - mas isso nao insinuei hoje.

Já insinuei muitas vezes e até prova em contrário acredito que são milhões tão legitimos como outros quaisquer milhões, mas gostava que alguem metesse um ponto final nestas insunuações que andam na boca e nos dedos e blogs e sites e televisões dos nossos adversários.

Isso sim preocupa-me...

Como me preocuoa ganhar em Arouca e contra o Besiktas com tantos lesionados, mas espero ganhar os dois jogos, como todos os benfiquistas!

Apareça sempre!

A do Isaias, Obirgado pelo comentário!

Força Benfica

Anónimo disse...

O Benfica num estado democrático não pode impedir que os nossos inimigos atirem porcaria para cima do clube, insultem, acusem e mintam sobre os seus dirigentes. Por isso, é cada vez mais importante que sejam os benfiquista a defenderem o clube porque a direcção tem de se resguardar e não pode estar todos os dias a reponder a fdp!
Não podem por isso estar com a mesma conversa dos nossos inimigos.

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu Blogue e, muito particularmente, por este post.
Todo o texto foca assuntos pertinentes e não posso deixar de subscrever tudo o que disse.
É um prazer ver que ainda existem Benfiquistas que pensam pela sua própria cabeça e não comem tudo o que lhes é posto à frente.

Deixo-lhe apenas o meu lamento por deixar passar tanto tempo sem aqui escrever. Um mês de intervalo entre posts é demasiado. Especialmente para quem acrescenta sempre algo de positivo à "blogosfera" afecta ao nosso clube.

Cumprimentos

João Gonçalves