quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sem dizer mal de ninguem, só venderia o Renato depois do mundial da Russia

O Benfica acabou de vender o Renato Sanches por 35 milhões de euros e não há ninguém no Benfica que não se orgulhe de ver um "filho da casa" representar um dos maiores clubes do mundo, ainda por cima vendo o Benfica encaixar 35 milhões de euros no imediato que poderão subir a números maiores. 

Na verdade ninguém acredita que o Benfica vá ganhar 80 milhões de euros, mas sem saber ao pormenor os números do acordo no que diz respeito a estes 45 milhões por objectivos, penso que  podemos acreditar que no mínimo, mais 10-15 milhões entrarão nos cofres da Luz nos próximos anos, até porque por cada 25 jogos que Renato faça por época o Benfica receberá mais 5 milhões de euros.

Eu sou contra a venda de Renato Sanches abaixo da clausula de rescisão porque Renato não desvalorizaria no Benfica, jogando aqui nos próximos dois anos. 

No campeonato do mundo da Rússia em Junho 2018, Renato Sanches terá 20 anos. 

Se alguém me disser que nesse campeoanato do mundo o nosso menino Renato não vai valer 35 milhões de euros é porque não acredita absolutamente nada na margem de progressão deste nosso ex jogador. 

Como eu acredito (e muito) que Renato Sanches é e vai ser um dos melhores jogadores do mundo naquela posição 8, acho que deveríamos aproveitar desportivamente a sua presença na nossa equipa por mais dois anos

Renato Sanches para mim é como aquele apartamento no Chiado que vale 2 milhões de euros. 

Daqui a dois anos pode valer os mesmos 2 milhões,  ligeiramente mais, muito mais ou ligeiramente menos mas a verdade é que durante 2 anos alguém lá irá viver e aproveitar o imóvel durante esses 24 meses. 

Eu acho o mesmo de Renato que um bom apartamento no Chiado, pedindo desculpa aos mais puristas pela comparação. 

Pode subir de valor mas descer para valores muito baixos isso nunca vai acontecer. 

Para mim, Renato ficando no Benfica nunca iria desvalorizar até ao campeonato do mundo na Rússia 2018 e chegaria aí com 3 Champions League nas pernas e até mais valorizado. 

Tudo isto tem a ver com a maneira como olhamos para a política desportiva do Benfica nestes próximos anos. 

Eu quero ser tritetra e penta campeão se possível - e para isso há que começar a ganhar ao Nacional este domingo - também quero ganhar mais 30 milhões de euros na champions league em cada ano,  o que significaria que vamos até aos quartos de final da competição nos próximos dois anos, quero ir ao Jamor ganhar uma ou duas taças de Portugal e desejo que afinal a marca "Made in Benfica" não seja apenas uma marca para exportar, mas uma marca que aproveite os nossos valores na equipa principal do Benfica.

Acabámos de ver um êxito absoluto no nosso empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros, sabemos que temos 30 milhões da champions a chegar aos nossos cofres - se não chegaram já - tivemos várias lotações esgotadas nos últimos jogos da época, temos 40 milhões a entrar com o negócio da NOS e temos eventualmente muitos milhões a entrar com a venda de Gaitan ou Talisca. 

Penso que isso seria suficiente para manter esta equipa, contratar um ou outro jogador e deixar que a maturidade que estes jogadores têm mostrado esta época tenha uma consequência directa na próxima época onde apenas temos que investir um pouco mais para suprir algumas lacunas do plantel

O regresso de Bernardo Silva seria a cereja em cima do bolo no tal projecto "Made in Benfica a jogarem no Benfica"  e não me parece que o Monaco pudesse rejeitar uma proposta de 12M + passe de Helder Costa por 75%/80% do passe do nosso ex craque...

Se já perdemos André Gomes, João Cancelo, Bernardo Silva num passado recente, penso que este ano seria o ano da aposta a sério neste conceito de jovens jogadores formados no clube a imporem-se na nossa equipa principal. 

Claro que mais uma vez, digo e repito que foi uma ótima venda por números incríveis - André Gomes e Bernardo Silva juntos foram ainda mais baratos que apenas a verba paga a pronto pelo Bayern de Munique - mas fica-me um amargo de boca porque sinto que os jogadores formados no Benfica podem e devem ficar no nosso clube pelo menos duas/três épocas.

Para concluir este raciocionio, acho que nem se deve pensar em vender Lindelof, Gonçalo Guedes, Ederson, Nelson Semedo nestes próximos meses e como disse antes se pudessemos repor uma verdade no projecto de formação de Bernardo Silva, gostaria imenso de o rever no Benfica, mas isso são outras histórias!

Parabens ainda a toda a estrutura do Benfica que fez um negócio em completo sigilo e de forma fulminante anunciou o acordo num comunicado á CMVM. Aqui o presidente mostrou como se deve fazer este tipo de negócios e eu aplaudo de pé!

Força Renato e que possas sair do Benfica campeão!

Força Benfica 


  

Sem comentários: