segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

5 pontos que resumem o início de 2015

1. As conversas de Bruno de Carvalho vs Marco Silva são privadas e apenas eles sabem o que se passa ou passou, mas cada um de nós tem uma opinião e pode partilhá-la, obviamente.

Para mim, Bruno de Carvalho e os seus vão fazer a vida negra ao Marco Silva nos próximos meses para ele aceitar ir embora com uma indemnização "simpática" no final da época.

Bruno de Carvalho provou o veneno que o Benfica anda a provar com Jorge Jesus e suas hipotéticas idas para o FCPorto, há vários anos.

Com medo que Marco Silva pudesse ir para o Benfica ou para outro grande clube português ou estrangeiro, Bruno de Carvalho assinou um "projecto" de 4 anos com o treinador adepto do Benfica e agora que a coisa está torta, não quer pagar os 1,5M de indemnização caso o despeça.

E essa é, na minha humilde opinião, a única razão pelo qual Marco Silva é ainda treinador do Sporting.

Um não quer pagar por um erro que cometeu e assinou - contrato de 4 anos - e o outro não abdica (e bem) do valor que lhe é devido, caso seja despedido.

E a pergunta que ninguém quer calar é:

Afinal, porque as coisas estão tortas entre Bruno de Carvalho e Marco Silva quando este ultimo ainda está na Liga Europa - apenas foi eliminado da champions pelo arbitro do jogo na casa do Shalke -  está com as portas do Jamor "escancaradas", está na Taça da Liga com uma vitoria difícil no campo do adversário principal e apenas está a 4 pontos do super Porto?

Que correu mal afinal?

O que correu mal foi que Nani se lesionou. Isso foi a primeira coisa que realmente correu mal para o Sporting e Marco Silva não tem nada  a ver com isso.

E depois correu mal que no jogo seguinte á eliminação da Champions em Stanford Bridge, segundo jogo sem Nani, em que o Sporting devia ganhar em casa e esperar pela derrota do Benfica no Dragão para ficar a 5 pontos de Porto e Benfica, empata em Alvalade no ultimo minuto e o Benfica ganha no Dragão, ficando a 10 pontos do Benfica e 4 pontos do FCPorto.

Aqui o "adepto" Bruno Carvalho aparece e tudo desmorona.

Para Marco Silva já devia estar a ser insuportável conviver com este Bruno de Carvalho e para Bruno de "adepto" Carvalho,  deve ter sido o fim da linha para o "projecto" do seu novo treinador.

Agora é tudo uma questão de dinheiro vs desgaste.

Bruno de Carvalho deverá querer pagar no máximo algo como 250 000€ de indemnização e Marco Silva quer os 1,5M que lhe falta receber pelos seus 3 anos e meio de contrato.

Aqui, a guerra de tempo joga a favor de quem for mais paciente.

Presumo que a ideia do presidente seja de inundar os media de "factos" que prejudiquem a imagem de Marco Silva e para Marco Silva a sua ideia deverá ser aguentar "um dia a dia" insustentável dentro duma estrutura que o quer despedir por "justa causa" sem lhe pagar nada, mas que já percebeu que isso é impossível porque Marco Silva é um grande treinador e um grande Homem.

Depois é esperar pelo final da Liga e ver se Jorge Jesus quer ficar no Benfica e se o Benfica quer pagar-lhe os 4M/ano que tem vindo a ganhar nos últimos 5 anos.

Se nenhum destes critérios se verificar, Marco Silva poderia entrar no seu clube do coração ganhando muito menos que Jorge Jesus.

Eu acho que enquanto Luís Filipe Vieira for nosso presidente, Jorge Jesus será sempre o nosso treinador porque Luís Filipe Vieira não irá arriscar mudar nada nesse departamento. No entanto, novos tempos de contenção se aproximam nos ordenados e nos investimentos, entrando aí a equação que Jesus terá que colocar na balança para saber se quer ou não quer cá ficar!




2. E aqui entramos também na entrevista de Luís Filipe Vieira ao jornal "A Bola", que li com muita atenção e que gostei bastante - sobre a entrevista de Jesus não vale a pena falar porque ele tem tanto de bom treinador como de convencido e foi obviamente baseada em frases feitas no célebre conceito de "me, myself and I" que há 5 anos vamos lendo e relendo de cada vez que alguém o entrevista.

Luís Filipe Vieira disse que no final da época conversará com Jorge Jesus e essa conversa terá obviamente a ver com dinheiro e com a direcção do projecto do SLBenfica nos próximos anos, que passará por investir menos, apesar desta época foi quando mais gastámos/investimos em contratações, com algo perto dos 35M.

Se Jorge Jesus quiser aceitar os valores que Luís Filipe Vieira quer oferecer e se quiser aceitar o menor investimento na "prospecção" o negocio faz-se, com ou sem bi-campeonato no bolso.

Se Jorge Jesus quiser ditar as regras do salário e da estratégia de investimento do clube, pode lixar-se e ver este Marco Silva, ou um "Rui Vitoria da vida" entrar para o seu lugar.

Para mim, Jorge Jesus ficará independentemente da conquista ou não do título, porque numa ou noutra situação Jorge Jesus quererá mudar a sua imagem na champions e isso poderá ser feito no próximo ano, que terá apenas uma ou duas vendas - Gaitan e/ou Salvio.

O nosso presidente falou de tudo o que fez e dos projectos que tem para o Benfica, em especial para o Seixal e para a BTV.

Depois do Seixal ser hoje um centro com o melhor que existe no mundo, com o Benfica Lab a funcionar a 100%, com investimentos em equipamentos tecnológicos e de relvados, com a matéria prima finalmente a aparecer e com a prospecção a funcionar bem, a vida está muito facilitada para quem vier a seguir, seja treinador ou até presidente.

Mais, Luís Filipe Vieira quer ter uma escola de ensino secundário e uma universidade dentro do Seixal.

Se isto se concretizar, teremos um centro de estágio único no mundo e podemos estar a formar os melhores jogadores e os melhores homens deste meio de nome futebol que todos amamos.

Aplaudo de pé a ideia se bem que esta ultima possibilidade de ensino universitário será algo muito complicado de concretizar. Mais fácil será o ensino secundário, e será aí que Luís Filipe Vieira deverá colocar todas as suas fichas nesta fase inicial.

Veremos como o "lobby Benfica" pode concretizar este sonho do presidente mas a concretizar será algo único no panorama mundial.



3. Voltando ás ideias do presidente a sua entrevista sobre a centralização dos direitos e as ideias que tem para a BTV são claras.

Primeiro assumiu que a BTV concorreu aos direitos da champions league e diz que "pensa que a nossa proposta era a melhor" mas a UEFA teve medo de dar esses direitos a uma "TV de clube"...

Ok, entendemos, mas também sabemos que isso não acontecerá para sempre e mais cedo ou mais tarde esses direitos serão da BTV.

Então a ideia do presidente é que os direitos da liga portuguesa sejam negociados de forma centralizada o que no mínimo daria receitas de 18M-20M por ano, mesmo que esses jogos sejam na Sport TV, ou não... Isto digo eu, não o presidente que evitou falar em valores, obviamente.

Com a centralização definida nada impedirá a BTV de transmitir alguns jogos, mas isso agora não é importante.

O que o nosso presidente assumiu é que a BTV será cada vez mais um canal de clube com conteúdos Premium de qualidade, sejam eles a liga espanhola, liga inglesa, champions, NBA, fórmula 1, torneios ATP de Ténis, jogos olímpicos, etc...

Então em 2018 não será de todo irreal que o Benfica tenha 20M ano pelos direitos dos jogos em casa + 25M-30M ano pelo lucro da BTV com publicidade e com pagamento de mensalidades dum "normal" canal de desporto com conteúdos Premium + destaques do clube Benfica.

Aqui estaremos para ver o que se vai passar com esta questão, mas para mim está claro a ideia do presidente e por isso ele não esta preocupado com o final da Sport TV. Pelo contrario, a Sport TV pode ser boa para o Benfica desde que se entenda que o Benfica pode ganhar muito mais em 2018, do que ganhava em 2008!









4. Para terminar vou falar de Enzo e do que se falou acerca das vendas passadas de Jorge Jesus e da sua influência nas vendas milionárias dos nossos jogadores nos últimos anos.


Parece que Jorge Jesus apenas potenciou activos e não prejudicou nenhuns investimentos mas isso não é verdade. Jorge Jesus contratou no seu "reinado" muitos jogadores que não deram em nada e a lista de fiascos é exactamente igual (ou superior) á lista de bem sucedidas vendas. 

No entanto, o que importa valorizar são os milhões que se conseguiram ganhar como mais valias e que na prática serviram para pagar juros, efectuar novos investimentos e abater minimamente o passivo.

Como tal, Enzo foi muito bem vendido por 25M como foram :

Di María - comprado por 8M e vendido por 30M

Ramires - comprado por  7,5M vendido por 20M

Coentrão -  comprado por 1M vendido por 30M

David Luiz - comprado por 0,5M vendido por 25M

Javi Garcia -  comprado por 7M vendido por 20M

Witsel - comprado por 9M vendido por 40M

Matic - comprado a custo zero, vendido por 25M

Rodrigo - comprado por 5M vendido por 30M

Markovic -  comprado por 10M vendido por 25M

Oblak -  comprado por 1M vendido por 16M

André Gomes - vendido por 15M

Mas a verdade é que eu consigo prever que com Jorge Jesus ou com qualquer Marco Silva, Rui Vitoria ou outro treinador, o Benfica consiga fazer outros 175M até final de 2018...

Só com "activos" que estão na calha para vender nos próximos anos, e sem nenhuma lesão ou caso anti desportivo o Benfica tem 15 jogadores que podem render algo como um valor a rondar os 175M, sem contar com Mukhtar e qualquer outro jogador da formação (alem do inevitável Gonçalo Guedes).

Então, vejamos :

Salvio "pode" ser vendido por 25M

Gaitan "pode" ser vendido por 25M

Talisca "pode" ser vendido por 20M

Cristante "pode" ser vendido por 20M

Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo "podem" ser vendidos por 30M

César e Lisandro "podem" ser vendidos por 10M

Jardel "pode" ser vendido por 4M

Sulejmani "pode" ser vendido por 4M

Djuricic "pode" ser vendido por  5M

Samaris e Fejsa "podem" ser vendidos por 15M

Gonçalo Guedes "pode" ser vendido por 25M

Pelas minhas contas podemos estar a falar de perto de 175M mas se tudo correr mal com estes jogadores, mesmo assim eles poderão render algo próximo de 120M até 2018.

Alem destes, temos os típicos jogadores que podem ser cedidos por 2M-4M como foram Kardec e outros semelhantes.

Tudo isto para dizer que 2015 e os próximos 3 anos nos darão seguramente razões para sorrir financeiramente independentemente de ter Jorge Jesus, Marco Silva, Rui Vitoria ou outro grande treinador e isso é o mais importante. Temos uma estrutura altamente profisisonalizada no Benfica que nunca é valorizada. 

Sempre se valoriza Jorge Jesus que tem muitos méritos, mas eu gosto de valorizar todo o trabalho que foi feito e todas as dezenas de pessoas que diariamente trabalham no Benfica e que também ajudam  a valorizar activos. 

Não é Jorge Jesus que investe ou vende. 

Jorge Jesus potencia, treina, desenvolve potencialidades individuais e colectivas como farão outros treinadores, mas o que há que valorizar é que temos um clube apetrechado com o melhor do mundo a nível de instalações, de gestão, de património e de modalidades nos seus mais variados escalões.

Agora sim, estamos preparados para vencer muitas vezes, de forma constante e também perder algumas vezes, porque isto é desporto.

Se este ano formos campeões - e que difícil será, acreditem  - o Benfica ganha o seu quinto título em 2 anos (e ainda falta a Supertaça e Taça da Liga).

O que Luís Filipe Vieira quis dizer na entrevista é que por muito que critiquemos diariamente aqui e ali alguma decisão, alguma má gestão desportiva do "dia a dia", algum negocio estranho e que pode não honrar a nossa História, o Benfica começa a ficar preparado para ganhar muitas vezes.



5. Depois de ler a entrevista vi que no meu email tinha uma mensagem do nosso presidente a apelar á importância de novos sócios.

Esse é outra da "guerra" do nosso presidente - chegar aos 300 000 sócios e com a recontagem que irá ser feita neste 2015 é possível que fiquemos bem mais próximos dos 200 000 que dos 300 000 sócios pagantes ambicionados por Luís Filipe Vieira há alguns anos e isso vai afectar bastante as nossas contas.

Desportivamente há que ganhar 3 campeonatos em cada 5 anos, 2 ou 3 Taças de Portugal em cada 5 anos e chegar longe na champions em cada uma dessas épocas.

Liga Europa? Se dependesse da minha vontade não iríamos nunca mais a essa competição.

Desejos para 2015?

Ser campeão, ganhar a Taça da Liga, a Super Taça, passar o grupo da champions, comprar a liga espanhola para a BTV e assinar cláusulas de opção para todos os jogadores formados no Seixal e que possam ser vendidos.

Com André Gomes temos % sobre mais valia em futura venda mas não salvaguardamos essa clausula de opção num hipotético regresso a Portugal.

Compras no verão? 

Fazer o favor a Jorge Jesus e contratar o avançado Mitrovic ao Anderlecht, contratar um bom extremo para o lugar de Gaitan e um bom guarda redes para o lugar de Artur, renovar com Maxi , subir Gonçalo Guedes para a equipa principal e mais um ou outro jogador da equipa B.

Ah importante!!! Tudo isto e mais que seja necessário afinar, feito até 15 de Julho de 2015, dia em que o plantel deveria estar fechado a tempo de preparar a SuperTaça, inicio de liga e mais importante os primeiros jogos da champions.

Estou a pedir muito? Acho que não!

Bom ano 2015!

Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

Opiniões são opiniões e temos que as respeitar. Factos são factos e nesses temos que ser rigorosos. O meu comentário vai no sentido de tentar corrigir algo que também vejo ser escrito na CS e salvo melhor opinião, penso que está errado.
Que eu saiba, o Chelsea pagou 25 M Euros pelo David Luiz e cedeu o Matic (para chegar aos 30 M Euros da cláusula de rescisão). Assim sendo, das duas uma, quando contabilizamos que o Matic custou 5 M euros temos que considerar que o David foi vendido por 30 M euros, quando dizemos que o David foi vendido por 25 M euros, o Matic veio a 'zero'. Estou errado.
Gloriosos cumprimentos

IronMan disse...

1. Em relação ao Sporting concordo. Com uma correção, Bruno Carvalho teve de fazer marcha atrás porque não conseguiu dinheiro da Holdimo nem dos bancos para despedir Marco Silva. De outro modo tê-lo-ia despedido na hora!

2. O Seixal está cada vez melhor. É o que dá ter um presidente visionário.
A renovação do JJ não tem nada a ver com o salário. LFV queria prolongar o contrato no princípio do ano, disse-o num entrevista, mas como JJ recusou nessa altura LFV decidiu fazê-lo no fim do ano.
Ainda não consigo perceber o comichão que faz a muita gente o salário do JJ. Não é demais para o que ele faz nem é muito elevado se pensarmos que o Benfica factura quase 200M por ano. É uma gota no oceano. O nível do salário é o menos importante num eventual prolongamento do contrato.

3. É possível o Benfica continuar a ter os jogos em casa na BTV ao mesmo tempo que tem os jogos fora, para os quais contribui para a maioria das receitas, numa possível centralização, ganhando assim de duas formas.

4. As especulações sobre os jogadores que se compram e vendem valem o que valem, isto é, nada! Conversa de café para encher chouriços!
O JJ e restante corpo técnico tem o grande mérito no desenvolvimento dos jogadores mas o grande mérito das contratações vai inteiramente para o Rui Costa e o departamento de scouting que ele dirige. JJ dará a sua opinião e uma ou outra sugestão, naturalmente, mas nada mais!

5. Bom ano de 2015! Viva o Benfica!

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Anonimo,

Tem toda a razão no erro matemático que eu e muitos vamos cometendo. Obviamente que tem razão na sua análise e irei de seguida corrigir no texto. Se David Luiz foi vendido por 25M + Matic, significa que o jogador Sérvio veio a custo zero.

Caro IronMan, Obrigado pelos comentários.

Apareça sempre!

Força Benfica