sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Despedir Jorge Jesus? Sim, em Junho 2014 se correr mal a época e com ele vai toda a direcção que renovou contrato. Despedir hoje? O quê? Mas está tudo maluco???

Esta campanha vergonhosa que aparece há 24 horas em todos os media para despedir Jorge Jesus tem de ter uma resposta à altura por parte de todo o nosso clube já este domingo no Estoril.

Sou absolutamente contra o despedimento de Jorge Jesus neste momento e sei que aguentar o treinador até Junho é o mínimo que se pode exigir a Luís Filipe Vieira e á sua direcção, depois do Erro Histórico que foi assinar um novo contrato pelo mesmo dinheiro e por mais dois anos.

Agora sou eu que exijo a Luís Filipe Vieira e á sua direcção que assumam as suas responsabilidades e assumam as suas estratégias e depois cá estaremos todos para julgar essa sua decisão em eleições.

Mas as pessoas do Benfica enlouqueceram de vez?

Mas alguém de bom senso acha que despedir Jorge Jesus em Outubro é uma boa opção?

Mas alguém dentro da direcção está surpreso com o que se está a ver?

Alguém tinha duvidas que o desgaste psicológico de 5 épocas com este Homem ia dar nisto?

Então se não tinham dúvidas e aceitaram a ideia louca de Luis Filipe Vieira em renovar com  Jorge Jesus sem pedir a demissão da direcção, agora não é altura de redefinir a estratégia.

Agora exijo que todos assumam as suas responsabilidades e lutem todos para dar condições a Jorge Jesus de fazer o seu trabalho, da melhor forma possível.

Querem sair todos bem na fotografia?

Querem gerir com base no populismo?

Querem ser gestores com base na conversa de café e nas pressões que vêm de fora?

Então a direcção devia ter tido a coragem de ir contra a decisão errada e cega de Luís Filipe Vieira em renovar com Jorge Jesus em Junho e não agora.

Agora seria fácil pedir perdão, dizer que falhámos e despedir o treinador para alegrar o pessoal...

Nada disso!!!

Agora estão proibidos de despedir Jorge Jesus, têm de assumir o vosso erro e resolvê-lo dentro de casa, pelo menos até Junho e em Junho ou caem todos ou não cai ninguém, caso ainda se consiga ser campeão.

Com o Benfica não se brinca e se é verdade o que se diz que todos na direcção e na SAD eram contra a continuação de Jorge Jesus em Junho excepto Luís Filipe Vieira, então só haveria uma de duas soluções.

1. A direcção demitia-se em bloco ou ameaçava Luís Filipe Vieira dessa demissão caso ele não aceitasse a maioria das decisões contra a renovação de Jorge Jesus.

ou

2. Aceitando a decisão unilateral de Luís Filipe Vieira e aceitando ficar na direcção do clube e SAD, só restaria uma solução que seria apoiar INEQUIVOCAMENTE Jorge Jesus até Junho, obrigando tudo e todos a trabalharem mais, a estarem mais alerta e a estarem mais unidos.

Não há meio termo e aqui estamos no âmbito da politica pura.

Não se pode estar em com "Deus e com o Diabo" neste momento.

Volto a repetir que exijo que Jorge Jesus fique até ao final do ano, custe o que custar, e depois em Junho se correr bem ganhamos todos e especialmente quem nos tempos difíceis acreditou, trabalhou e ajudou desde dentro a equipa em todas as suas vertentes.

Se correr mal, esta direcção falha redondamente e terá que demitir-se, porque depois não vale a pena dizer que estavam contra a permanência de Jorge Jesus em Junho de 2013, porque a verdade é que deixaram Luís Filipe Vieira cometer uma loucura e ficaram no barco caladinhos a ver tudo a afundar-.se.

Por isso hoje o que está em causa não é Jorge Jesus que é óbvio que tem os dias contados no Benfica, mas sim apurar e punir as incompetências duma direcção que não soube gerir bem um dossier que era muito fácil de gerir em Junho - toda a direcção do clube e da SAD!

Agora, só há uma solução que é apoiar, apoiar, apoiar e trabalhar mais, dar mais condições a toda a estrutura e potenciar o plantel para sermos campeões.

Era só o que faltava despedir Jorge Jesus em Outubro e dar lhe 8 milhões de euros, nesta altura!

Não, não e não!

Agora têm que safar a coisa e levar o barco a bom porto ou em Junho caem todos - Jesus e direcção!

Temos que ganhar no Estoril "corra lá por onde correr", de qualquer forma e feitio, jogando bem ou jogando mal e depois temos todas as condições para encarar os principais objectivos da época - ser campeão, ganhar a Taça de Portugal e passar a fase de grupos da Champions League. 

Apenas isto!

Não queremos ganhar a Taça da Liga porque já temos 4 e não queremos nem vamos jogar final nenhuma europeia este ano! 

Que ideia ridícula, meu Deus!

Queremos ser campeões contra um FCPorto que dá sinais que pode perder. 

Isso é o foco mas temos que tentar voltar a estar na final da Taça de Portugal e aí mostrar que este ano é para ganhar, seja contra quem for.

Para esses objectivos serem cumpridos, há que ganhar ao Estoril, melhorar alguns aspectos do jogo, ter mais motivação, mostrar índices físicos mais fortes e estarem todos unidos.

A direcção tem de mostrar a todos os jogadores que estará atenta às arbitragens, a direcção terá de mostrar que está com Jorge Jesus a 100%, a direcção terá de exigir a Jorge Jesus que fale menos e trabalhe mais, especialmente com mais humanismo no balneário.

Mas porque nos media vai Jesus para a rua e Paulo Fonseca fica sem nenhuma pressão depois de ter  conseguido fazer o FCPorto perder no Dragão ao fim de 70 jogos, contra o Atlético de Madrid? Não foi o Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique ou outro colosso europeu... Foi o Atlético de Madrid...

Nós perdemos fora de casa contra o PSG, eles perdem em casa contra o Atlético de Madrid colocando em risco o apuramento - eles tem de ganhar a eliminatória contra Zenit e o Benfica contra Olympiakos -  e nós é que vamos despedir o treinador?

Nós já jogámos na Madeira, em Alvalade e em Guimarães, fomos roubados escandalosamente em vários jogos, quando eles são beneficiados, jogamos o mesmo que eles - nada, nadinha - e só Jorge Jesus é que merece ser despedido?

Acordem benfiquistas e não se deixem levar por quem tem outros interesses...

Todos sabem que detesto Jorge Jesus. 

Aliás disse e repeti várias vezes que não assinaria com ele se dependesse de mim, mas a partir do momento que alguém renovou contrato de dois anos com Jorge Jesus nunca, mas nunca, vou pedir a sua cabeça antes do final duma época.

Em Junho se tudo voltar a correr mal, rescinde-se o contrato e despede-se o homem, mas até lá apoio TOTAL E INEQUÍVOCO!

Dizem me os entendidos que até as assistências no estádio da Luz estão abaixo do esperado...

Mas voltamos á mesma questão...

Então mas se em Junho resolvem renovar com Jorge Jesus, acham que isso não tem consequências em várias áreas?

Depois dum final de época daqueles alguém achava que renovar com Jorge Jesus seria uma opção boa para catapultar os nossos adeptos?

Claro que não...

Agora, tomando essa decisão vão ter que assumir as consequências da mesma e aceitar que vamos ter menos gente no Estádio.

E mais....

A Benfica TV até pode ter 500 000 assinantes, mas não é liquido que todos os meses paguem a subscrição do canal.

O canal não tem qualquer obrigatoriedade de fidelidade e se os resultados estão mal e se tudo continua igual, esperem que o canal possa ter menos aderentes e que exista um retrocesso.

Toda esta crise é algo que se estava a prever desde Maio. 

Todos nós sabíamos que esta opção Jorge Jesus era errada, mas como disse inúmeras vezes, agora é tarde para rescindir

Agora só há que ter calma e exigir mais trabalho a todos para podermos ganhar muitos jogos e esperar que domingo chegue o mais rápido possivel.

Ganhando domingo, respiramos outro ar com a pausa das selecções e depois vem Taça de Portugal, para desanuviar da pressão do campeonato.

Não ganhando domingo é o assumir que a época está perdida com ou sem Jesus - 8 pontos do FCPorto não se recuperam nunca - e mais vale despedir o homem em Junho e com ele a direcção que estupidamente e de forma incompetente lhe renovou o contrato.

A cair alguém, caiem as duas comadres juntas! Nunca um sem o outro!

As simple as that!

Força Benfica





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Do jogo contra o Estoril em Maio até ao jogo contra o Estoril em Outubro (...)

Do jogo contra o Estoril em Maio até ao jogo contra o Estoril em Outubro, passam exactamente 5 meses. 

Nesse período o Benfica fez 5 jogos da época passada e 11 jogos oficiais esta época - conto aqui a Eusébio Cup - fora uma pré época que não vou contabilizar, mas que todos sabemos que foi a pior de há muitos anos a esta parte. 

O Benfica no total jogou 16 jogos divididos em :

Liga (9)
Liga Europa (1)
Taça de Portugal (1)
Champions League (2) 
Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (2) 
Eusébio Cup (1) 

Para a  Liga - 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. 

Para a Liga Europa - 1 derrota

Para a Taça de Portugal  - 1 derrota 

Para a Eusébio Cup - 1 derrota

Para a Taça de Honra da AF Lisboa - 1 derrota e  1 empate

Para a Champions League - 1 vitória e 1 derrota.

No total jogámos 16 jogos desde esse fatídico jogo do Estoril no Estádio da Luz e temos:

5 Vitórias , 4 Empates e 7 Derrotas. 

Não sei se será a pior série de sempre do Benfica em 16 jogos, mas se não é deve estar perto e há que tirar conclusões. 

A primeira conclusão é que infelizmente a crise ainda não passou. 

Desde esse empate no Estádio da Luz contra Estoril que a crise se instalou tanto em resultados como em exibições e eu penso que as causas são tantas que neste momento não vale a pena enumerá-las.

Temos de fazer ver a toda a estrutura que está na hora de mudar o ciclo.

Ponto final.

O Benfica não se pode permitir continuar este ciclo e quem gosta de energias, quem gosta de superstições e quem gosta de coincidencias tem aqui uma óptima oportunidade para acreditar que o ciclo se iniciou com Estoril e terminará contra Estoril.

Quem como eu, joga no lado racional, tem que acreditar que alguém na estrutura do Benfica dará nestes dias o murro na mesa que é necessário dar para que TUDO MUDE a partir já do jogo contra o Estoril. 

Esta estatística estava feita antes do jogo contra o PSG e não foi o resultado ou a exibição que alteraram os números. Aliás eu escrevi há umas semanas no blog que o "sorteio tinha sido simpático para o Benfica e que nos bastava fazer 4 pontos contra Anderlecht, 4 pontos contra Olympiakos e ganhar ao PSG no Estádio da Luz, para seguir em frente."

Nunca contei sequer com um ponto em Paris e mesmo que se perca o jogo em casa contra PSG, então teremos que ganhar em Bruxelas, o que não me parece impossível...

Isto apenas para concluir que não estou desesperado com a "humilhação" que o Benfica passou ontem em Paris, mas apenas estou envergonhado pela exibição (esperada aliás) e partilho a decepção de muitos milhares de adeptos que apenas puderam fazer a festa antes do jogo. 

Quando aos 30 minutos o Benfica está a perder 3-0, o jogo fica decidido...

Voltando ao que é importante no dia de hoje, alguém tem realmente de analisar friamente se querem fazer deste jogo contra Estoril um ponto de viragem ou se querem por e simplesmente assobiar para o lado e fingir que não vêm o que se está a passar. 

A estrutura do Benfica não é nem pode ser apenas o Presidente.

Sim, o presidente está com o treinador 100% e apoia o cegamente. 

Só espero que não esteja cego de todo e consiga ver os sinais que aparecem de todo o lado.

Não quero nem defendo uma chicotada psicológica neste momento, porque isso não seria positivo.

No entanto, quero e exijo como sócio e accionista que o toda a estrutura do Benfica esteja unida agora, que se entendam os sinais que vêm do plantel e que se aumente as responsabilidades de cada peça dessa estrutura - directores, técnicos, jogadores, preparadores físicos, etc...

Têm todos que ser chamados á razão e têm todos que dar uma resposta 100% efectiva nos próximos meses, o que significa trabalharem todos o dobro, o triplo para se cerrarem fileiras e conseguir vitórias.

Só isso...

Fazer ver a todos que estes números não mentem e que o jogo com o Estoril tem de marcar a reviravolta na época que todos queremos e desejamos. 

A hora é agora!

Vem uma pausa de selecções que será boa para redefinir tudo, colocar tudo em causa, alterar metodologias e partir para uma nova série que terá que ser iniciada com uma vitória no Estoril.

Hoje ninguém pode mandar responsabilidades para o vizinho do lado em qualquer departamento do Benfica porque em 16 jogos ter 7 derrotas e 4 empates é MUITO MAU e só juntos e unidos, podem alterar este estado de coisas.

Também não é altura de falar em árbitros, porque como tambem disse no post de ontem, resolvendo os nossos problemas, jogando bem, com determinação, dificultamos (e muito) o sistema que nos quer prejudicar. 

Eu acho que o empate contra Belenenses, esta derrota com PSG por estes números e com esta exibição foram muito importantes para o resto da época porque o presidente vai ter que entender se quem está no clube tem capacidade para dar a volta ou se o ciclo de algumas pessoas chegou mesmo ao fim.

É assim que se gere uma organização...

Nos momentos difíceis vendo quem trabalha mais, quem está mais tempo focado nos objectivos, quem prioriza o trabalho, quem dá tudo o que tem para inverter a situação!

Pois muito bem, sem mais demoras e sem querer meter-me na estrutura do Benfica, que se inicie a época, que se trabalhe o triplo e que se chegue ao natal com uma série de 16 jogos e 14 vitórias e 2 empates, que podem ser contra Olympiakos na Grécia e contra PSG em Lisboa. 

Tudo o que não seja ganhar, ganhar e ganhar daqui até ao natal é deitar a época para o lixo e eu que sou optimista e sei encarar os problemas sem drama, apenas vejo esta solução para todos os problemas que afligem a equipa.

Os adeptos?

Os adeptos estão contra tudo o que a equipa, presidente e treinador pensam e isso é perfeitamente normal.

Isto é futebol e vivemos todos de paixões. 

Ganhando domingo e iniciando novo ciclo, já veremos os adeptos a apoiar, mesmo os que hoje não podem ver Jorge Jesus á frente.

Esse problema do ódio que grande parte dos adeptos sente por Jorge Jesus não se vai resolver com vitórias. Há quem não o possa ver á frente e isso não será alterado. 

A entrevista de Jorge Jesus ao "L´ Equipe" e a sua atitude  no final do jogo ontem são apenas mais uma demonstração que o homem não tem remédio... 

A sua cagança, o seu auto convencimento, a sua bazófia e mais 1001 adjectivos negativos não vão ser alterados, mas por favor alguém que ponha o homem apenas a treinar, a liderar os jogadores e a fazer qualquer milagre para que eles voltem a acreditar nele. 

Agora, mesmo com este ódio enorme para com Jorge Jesus quem manda no Benfica tem que ser calmo, não ligar ao que se diz na rua e estar 24 horas a pensar e focar no Benfica.

Nos próximos 3 meses a nossa estrutura tem que trabalhar muito, muito, muito para recuperar o tempo e os pontos perdidos. 

O Estoril iniciou e pode encerrar um ciclo, não deixando de ser irónico que "no entretanto" só se fale em Marco Silva para novo treinador do Benfica.

Ele poderá ser o novo treinador do Benfica depois de Jesus, mas o que eu desejo é que isso só aconteça daqui a 2 anos porque significaria que esta época pelo menos o Benfica ainda foi a tempo de fazer bem o seu trabalho!

Força Benfica



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Paris !

Hoje é dia de champions league e um dia importante para aquilo que é o novo Benfica e a nova ordem do futebol europeu.

O novo Benfica volta a estar nos grandes palcos europeus de forma constante e com um plantel caro, com muitas soluções, estrelas em ascensão e outras já confirmadas deste nosso futebol europeu.

A nova ordem do futebol europeu é aquela que há uns anos a esta parte, pega no dinheiro de vários sheiks ou milionários doutras paragens que vêm no futebol europeu uma oportunidade de negócio e de se promoverem mundialmente. 

Este Paris Saint Germain de "Cavani & Ibrahimovic" é um novo colosso europeu, mas tal como o velho colosso europeu de nome Benfica, tem um grande plantel, mas teima em não afirmar-se como uma grande equipa. 

Aqui ambos os clubes se podem equiparar. 

No final de Setembro ambas as equipas estão á procura do seu melhor futebol e vamos ver o que  reserva este Outubro para o nosso Benfica, que tão depressivo anda desde Maio.

Por mais que eu diga e repita que temos que afastar os velhos fantasmas do final da época passada, eles parece que vieram para ficar, pelo menos em termos de apaziguamento entre os adeptos.

Desde a atribulada assembleia geral na passada semana, aos episódios de Jesus, Luisão e Cardozo, passando pelas más exibições e pelos erros sistemáticos dos árbitros contra o Benfica, tudo está de "mal a pior" e a dividir de forma inacreditável os adeptos do Benfica.

E a verdade é que eu sou o mais optimista de todos os benfiquistas, porque vejo sempre o lado meio cheio do copo...

No dia 31 de Agosto estava a cinco pontos do FCPorto e havia alguma felicidade em termos empatado em Alvalade um jogo onde não fomos muito superiores.

Hoje passadas quatro jornadas, estamos exactamente a cinco pontos de distância do FCPorto e já fomos a Guimarães e Marítimo. O próximo jogo do Benfica será no Estoril e aqui encerramos o terrível ciclo de quatro jogos fora, preparado especialmente para matar o Benfica à sétima jornada.

Marítimo, Sporting, Guimarães e Estoril é ciclo de morte e se ganharmos no domingo ainda estamos vivos.

O que está para trás não conta e o que está  para a frente depende de nós.

A célebre frase "o que não nos mata, torna-nos mais fortes" deve ser o mote para podermos finalmente arrancar para um campeonato onde todos os jogos em casa são para ganhar, para ganhar desde o primeiro minuto até ao ultimo e onde todos os jogos fora são para jogar com atitude e determinação ao máximo.

Para isso é que o plantel é o melhor dos últimos 30 anos. Para se poder fazer descansar alguns jogadores e manter essa atitude, essa garra e essa vontade de ganhar, com a mesma qualidade.

É óbvio que empatar em casa é sempre um mau resultado seja com quem for e se for contra uma equipa do fundo da tabela, ainda pior. 

No entanto não podemos fazer nada para mudar o passado e o que temos que aprender com esta jornada  (pelos vistos não foi aprendido contra o Gil Vicente) é que os jogos em casa tem de ser encarados com profissionalismo desde o primeiro ao ultimo minuto. 

O que a todos nos preocupa é que tirando o Cardozo que está a fazer um bom trabalho neste ínicio de época, todos os outros jogadores estão muitos furos abaixo do que nos habituaram.

Não sei se é por questões físicas, se é por modelo de jogo, ou se é por isto ou por aquilo, mas sei que estão muito fracos e se continuam assim, é melhor desistirmos de tudo.

Há que levantar esses índices individuais e obviamente aumentar os níveis de jogo colectivo que até ao dia de hoje não apareceram em nenhum jogo.

Não fizemos nenhum jogo bom esta época. Nem um joguinho bom que se possa dizer que a equipa está no bom caminho. 

A equipa está desconectada, sem alma e sem as mesmas capacidades doutros tempos.

Se a juntarmos a estas evidências exibicionais, todas as evidências arbitrais, com todos os erros dos árbitros contra nós, então está obviamente encontrada a resposta que coloca o Benfica a 5 pontos do FCPorto...

No entanto, volto a repetir, que estes 5 pontos são recuperáveis por inúmeras razões.

Em relação a esta discussão incrível de que o "Benfica foi prejudicado, mas também não jogou nada" que muitos portistas, sportinguistas e especialmente benfiquistas promovem para criticar o Benfica, eu discordo em absoluto.

Aliás as palavras de Luís Filipe Vieira que muitos adversários criticam, são totalmente assertivas.

Primeiro temos que fazer a nossa auto análise e dizer que fomos incompetentes, que não jogámos bem e que não fizemos o suficiente para ganhar.  Luís Filipe Vieira fê-la minutos depois do jogo contra Belenenses e fê-la antes de qualquer outra análise. 

Muito bem, todos concordamos, mas não podemos deixar de concordar que o FCPorto não jogou nada, não merecia ganhar e apenas ganhou com ajuda do árbitro e que o Benfica não jogando nada, não merecendo ganhar, apenas não ganhou por causa do árbitro. 

Isto é factual e qualquer pessoa de boa educação e bom senso tem de concordar. 

Perante isto e sabendo nós que apenas podemos controlar o que depende de nós próprios, não vale a pena estar a reclamar com os árbitros porque eles vão continuar a roubar até ao fim do campeonato. 

Temos que reclamar positivamente com o Jesus, com os jogadores e com toda a estrutura do Benfica para se prepararem convenientemente para o que aí vem.

Parece que as palavras de Jesus, de Luís Filipe Vieira e de Rui Costa, todas concertadas num ataque aos árbitros, mas assumindo as nossas culpas é o principio para algo que pode ser alterado.

Dizia-me um médico um dia "que assumir a doença é o primeiro passo para a cura".

Neste caso a doença divide se em duas partes... Uma delas é o nosso problema exibicional e a outra é o problema dos roubos dos árbitros.

Resolvendo a primeira com competência, dificultamos (e muito) a segunda...

O que me parece óbvio é que por muito que a ideia do "sistema" seja retirar o Benfica da corrida para o título aquando do jogo com o Estoril - como fizeram no ano do Villas Boas por altura do terceiro jogo em Guimarães - depende de nós responder a essa "vontade" com uma vitória incontestável contra a equipa sensação do nosso campeonato. 

Depende de nós acabar o jogo domingo com os três pontos e entrar definitivamente na corrida para o título, mesmo que a cinco pontos. 

Aumentar a distância para FCPorto de cinco para oito pontos será o balde de água fria definitivo nas hostes benfiquistas e mesmo que o árbitro venha encomendado, temos que responder com a melhor exibição da época, para que as hipóteses de roubo sejam reduzidas ao mínimo.

Para que tudo corra bem no Estoril, nada como um bom treino hoje em Paris. 

Hoje no entanto, mais que a exibição, temos que focar no resultado. 

E cada vez que penso em Paris, penso na sua beleza indescritível e na paixão dos benfiquistas parisienses pela nossa equipa.

Hoje seremos mais de 22 000 nas bancadas e no dia em que algum clube europeu coloque 22 000 adeptos nas bancadas dum clube adversário à segunda jornada da champions league eu assumirei que esse clube é maior que o Benfica. 

Hoje, não há sequer segundo clube na Europa que faça mexer tantos adeptos como o nosso. 

Se isso acontece no meio duma crise fortíssima desde Maio, imaginemos por um minuto apenas o que o Benfica pode fazer se num futuro próximo se transformar nesse clube ganhador que todos ambicionamos.

Vamos tentar trazer pontos do "Parque dos Príncipes" porque na champions league é fundamental pontuar fora e aproveitar o facto de que o melhor plantel de sempre do PSG, ainda não se tornou numa boa equipa.

Onde é que eu já ouvi isto?

Força Benfica