sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cruel Destino

Quis o destino que não pudesse deslocar-me ao Dragão este ano. Acabo de saber que estarei representado por sete dos indefectíveis com quem tenho percorrido muitos dos estádios deste país e isso já me satisfaz. Sei que parte de mim estará obviamente nesse Estádio do Dragão, à semelhança de há 5 anos quando estivemos todos no Estádio do Bessa para celebrar o 31º título do nosso Glorioso.

Estou em New York entre trabalho e lazer. Tenho um ou dois grandes objectivos profissionais nesta semana e obviamente um ou outro objectivo mais pessoal que passa por ver um ou outro espectáculo, ver um ou outro amigo e assistir ao jogo FCPorto - Benfica junto da família Benfiquista.

Fui a Newark ver alguns jogos quando aqui estou e decidi lá ir no domingo para comemorar com a "nossa gente" o 32º título do Benfica apesar do bar onde costumo ver futebol em New York anunciar que às 315pm transmitirá esse importante jogo do nosso campeonato. No entanto prefiro ir a Newark e ver lá o jogo com emigrantes apaixonados pelo nosso Glorioso.

Pois hoje ao acordar deparei-me com um dos dilemas a que eu denomino de "Cruel Destino" no título deste post.

Só eu sei o que me custa estar longe do Dragão esta semana, só eu sei o que me custa estar longe da possivel festa que este domingo sairá em cada rua ou avenida deste nosso Portugal, só eu sei o que me custa estar do outro lado do Atlântico neste fim de semana que tanto desejei que chegasse. No entanto, o plano de Newark animou-me e sabia que ia estar bem acompanhado.

Um dos objectivos profissionais que tenho deste lado do mundo, é falar com um actor "mais ou menos" famoso e concluir um contacto que foi iniciado há uns meses, mas nunca efectivamente consumado.

Soube que esse actor estará esta semana no Tribeca Film Festival e animei-me com a hipótese de finalmente chegar à fala com ele. Pois bem, hoje ao procurar a hora e dia em que esse actor estará presente nesse Festival, deparei-me com a hora que me fez quase chorar. Não pode ser... Às 3pm de dia 2 de Maio de 2010. Não pode ser... Não pode estar a acontecer isto...

Eu não posso estar às 3pm em Newark e em Tribeca ao mesmo tempo. Eu tenho uma estrela que normalmente me acompanha nos meus objectivos mais importantes. Essa estrela dá-me mas cobra-me ao mesmo tempo. Essa estrela sabe que vou ter que decidir entre um contacto desejado há varios meses e muito importante para um futuro projecto profissional ou a paixão de ver o meu clube campeão com os meus.

Estou de rastos. A sério... Há dias em que penso, porque é que este cruel destino me faz isto? Porquê? Porque e como é que por uma ordem de razões inexplicável o destino me coloca ao mesmo tempo, a um domingo - que devia ser um dia de descanso - à mesma hora, dois objectivos que persigo há mais de 10 meses? A razão só pode ser metafísica e eu cá estarei para solucionar este problema. Sei que preciso de 5 minutos para falar com essa pessoa e sei que o jogo dura 90 minutos. Sei que posso tentar fazer as duas coisas, mas não posso mudar a indumentária e obviamente que não será desejável falar com uma pessoa importante dum meio artistico onde me movo, com a camisola da sorte do Benfica... Tudo isto me vai ocupar os próximos dois dias e eu encontrarei um plano, uma solução... O dinheiro paga tudo e nem que tenha um táxi com choffeur a postos com duas mudas de roupa à mão, eu vou conseguir que este 2 de Maio de 2010 seja um dia feliz e completo em Newark e esperançoso no chic bairro de Tribeca.

Assim espero...

Entretanto e deixando o meu cruel destino e as vissicitudes destas minhas difíceis decisões pessoais, tenho asistido incrédulo a alguns comentários sobre este jogo à distancia. O ultimo que assisti foi deste senhor Hulk que diz hoje :

"O Benfica justo campeão? Não sei... Se tivéssemos todos os jogadores disponíveis durante toda a época, não sei se estaríamos melhor, podíamos até estar pior, mas nunca se sabe. Agora quando o treinador pode escolher quem quer, tem todos os jogadores disponíveis, é o melhor que lhe pode acontecer. Quando não tem é complicado», afirmou o brasileiro, durante a Superflash e citado pela RR, que antecedeu o treino portista. Cristiano Ronaldo afirmou durante a semana que o FC Porto deveria reconhecer a valor dos «encarnados», mas Hulk tem opinião contrária à do internacional português: «Mérito ao Benfica? Temos que dar mérito é ao Porto». «Se olharmos para trás, nos últimos sete anos o Porto foi campeão seis vezes. Isso é muito grande», argumentou.".

Este texto retirado do site de "A Bola" revela muito da atitude deste FCPorto manhoso, pequenino e mesquinho. Isto é um retrato dum clube que teima em estar sempre do lado errado, do lado "dos maus", do lado pequeno da História. Eu lembro ao Hulk que ser "muito grande" como ele diz é reconhecer o mérito dos adversários e criar condições para que num futuro próximo possa ser novamente campeão. Isto é ser grande... Obviamente que em 7 anos ser 6 vezes campeão - prepara-se para ser em 8 anos, 6 vezes campeão que não é muito, mas assim mesmo, um pouquinho diferente - é grande, mas neste momento há que ser realmente grande na atitude e isso eles não conseguem ser. Nem hoje, nem nunca e isso é o que ninguém vai conseguir alterar.

A verdade é que este ano em dois jogos contra o Benfica o FCPorto perdeu 1-0 e 3-0 e em ambas as partidas, o Benfica teve muitas limitações em montar a equipa. Aliás o primeiro jogo em Dezembro, foi jogado com o FCPorto na máxima força e o Benfica a lançar um Ás de nome Luis Filipe o que diz muito da dificuldade de Jesus em fazer a equipa e diz muito do espírito de todo o plantel em responder bem quando chamado a jogo.

Ainda a propósito do espírito do FCPorto, há alguns notáveis que tentam ser "normais", pensar de forma "normal" e ter uma atitude "normal". Dos comentadores que falam sobe o FCPorto realço o músico Miguel Guedes que na Antena 1 mostra que afinal há esperança para uma nova geração de portistas, o Miguel Sousa Tavares que entre um ou outro texto mais inflamado, mantem a paixão e alguma verticalidade e um ou outro amigo anónimo que realmente se preocupam em mudar a imagem e a maneira de ser deste clube, nem que seja nos bancos de jardim ou nos cafés.

Tirando esses exemplos, toda a génese deste clube é pobre, pequenina e provinciana. Mesmo que ganhem 50 títulos em 50 anos e sejam 10 vezes campeões Europeus em 10 anos seguidos, este clube tem dificuldades em ser grande. Porque ser grande não é ganhar só títulos. Ser grande é ser humilde na atitude, ser grande é ser solidário com os vencidos, ser grande é ser lutador e guerreiro mas com fair play. E o Benfica tem sido grande na travessia do deserto que nos levou a estar anos e anos sem títulos e será grande na travessia das vitórias que desejavelmente partilharemos com Sporting e FCPorto nesta década.

Pois esta décda de vitórias pode começar este fim de semana no palco mais desejado. É mais uma vez cruel este destino que nos mete a jogar o jogo do título no Estádio do Dragão onde só ganhámos uma vez com dois golos de Nuno Gomes na baliza do nosso lado... Estava lá e vivi esses golos com enorme felicidade. Repetir essa façanha só estará ao alcance do melhor Benfica da época. Já o tivemos em grandes jogos e obviamente que esperamos que o Benfica entre forte e com atitude vencedora. No entanto, este campeonato acaba quando matematicamente formos campeões e poderíamos tê-lo sido a semana passada se por acaso tivéssemos ganho em casa ao SCBraga por 2-0. Bastava um golinho no jogo em casa contra Braga para nos poupar todas estas contas até ao final do campeonato. Com 75 golos marcados e 16 golos sofridos o Benfica é o dominador óbvio deste campeonato. Só alguem com dois neurónios como o Hulk ou Pinto da Costa pode colocar em dúvida a justiça desta liderança e do título anunciado. O SCBraga tem 46 golos marcados e 19 sofridos. Com o tal golinho contra SCBraga que não apareceu, o Benfica era matematicamente campeão porque não seria provável que contra Paços de Ferreira e Nacional da Madeira o SCBraga recuperasse mais de 30 golos no goal average.

A verdade é que não marcámos esse golo e vamos ter que lutar até ao fim pela conquista deste título. Que seja até ao fim. Nós queremos muito ganhá-lo esta semana e penso que os nossos jogadores tambem. Queremos MUITO ganhar este título em casa do FCPorto e deixemo-nos de hipocrisias e de receios mal vedados... Perder em casa do FCPorto este domingo deixa um travo amargo na nossa boca depois duma época excepcional. Não vale a pena falsas modéstias ou falsos receios. Queremos ganhar o campeonato nas Antas e assumir isso sem rodeios é meio caminho andado para a vitória. Não queremos perder o jogo e conquistá-lo no último jogo.

Queremos ganhá-lo já porque fazê-lo em pleno Estádio das Antas é o tónico perfeito para essa derrocada dum modelo, dum clube e dum presidente que teima em mexer-se mas que todos sabemos que está futebolisticamente moribundo. Se tudo correr como previsto, no próximo ano não terão Champions e terão de viver com as migalhas da Europa League. Nós sobrevivemos e reerguemo-nos com quatro épocas apenas com essas migalhas. O FCPorto não sobrevirá a duas épocas sem Champions e esse terá de ser o objectivo no próximo ano. Ser campeão e evitar que o FCPorto volte à grande ribalta do futebol Internacional. Ganhar domingo será o primeiro carimbo na passagem de testemunho entre um futebol e uma atitude pequena, sectária e provinciana para um futebol atractivo, aberto e solidário com todos os parceiros desta industria.

Que assim seja e que o Benfica seja campeão este domingo.

Eu estarei a ver o jogo e a emocionar-me no momento em que o árbitro termine o encontro. Aliás eu vou conseguir ver todo o jogo e ter os 5 minutos que preciso no Tribeca Film Festival. E já sei como... Poderia ser campeão sem ver o jogo do título? Poderia, mas não seria a mesma coisa. Afinal de contas, O Benfica Sou Eu.

Força Benfica

sábado, 24 de abril de 2010

Reserbado

Há vários dias que não escrevo, mas nem por isso andei distraído com a vida do nosso clube. Depois do último texto onde escrevi que nada temia do jogo contra Sporting, ainda fui a Coimbra, ao Futsal ontem assistir ao nosso apuramento para a final da Uefa Cup e logo mais, estarei no penúltimo jogo do Benfica no Estádio da Luz.

Estamos è beira da conquista do título. O nosso 32º título. Estamos um ano a acompanhar a nossa equipa a pensar no título. Cada vez que entramos em qualquer estádio deste país a pensar na vitória, queremos apenas o "meio" para chegar ao "fim" mais desejado. O fim é um momento... É um apito final, é um sentimento de cada um de nós. Amanhã podemos ser campeões. Se hoje ganharmos e o Braga não ganhar, seremos campeões amanhã. Não entendo este conceito da Liga em deixar que o Braga jogue um dia depois do Benfica numa jornada que pode ser decisiva.

Eu tenho um conceito desportivo muito focado numa indústria de entretenimento. Tenho ligações com outras indústrias do entretenimento e sei que o futebol é uma dessas. Numa semana em que se pode decidir o título, eu pergunto se não seria melhor para o futebol Português que ao mesmo tempo hoje se jogasse Benfica-Olhanense e Naval-Braga? Pergunto a quem serve este conceito retrógrado de não pensar no espectáculo, na festa, na adrenalina de saber o que se passa em cada um dos campos? Mesmo que o Braga ganhasse, eu penso que todos queríamos viver este jogo ao mesmo tempo. É uma pena que assim não seja, como é uma pena que esta indústria do futebol teime em não marcar os jogos com antecedência.

Eu viajo muito e na maioria das vezes coloco o Benfica como prioridade e defino os meus calendários de viagens com o calendário do Benfica ao meu lado. Gostava de saber com antecedência em que dia e hora vai o Benfica jogar, para poder planear melhor toda a minha vida. Amanhã vou voar para o outro lado do Atântico e quando aterrar, ligarei o meu telefone com a esperança duma mensagem a dizer que somos campeões. Não será como sonhei. Sonhei ser campeão com a "minha gente" ao lado, com os meus "cativos" ao lado, com a festa daquele momento onde somos mesmo campeões, como o fizemos no Bessa há 5 anos ou noutros campos, noutros estádios em outros anos. Este ano muito provavelmente será assim, de forma fria numa SMS.

Pode ser, como pode não ser... No dia 2 de Maio não estarei no Porto como sempre desejei. Estarei longe mas com Benfiquistas seguramente a comemorar um título que não nos fugirá - seja amanhã, dia 2 ou dia 9 de Maio o título será nosso. E isso é o que importa. Fiz tudo o que pude para acompanhar esta equipa durante este ano. Fui a vários estádios em Portugal - Guimarães, Leiria, Olhão, Vila do Conde, Alvalade (Taça da Liga), Figueira da Foz, Coimbra - acompanhei no estrangeiro - Liverpool - e sei que se o momento da vitória matemática for amanhã comemorarei de forma isolada, sozinho, no avião ou num qualquer aeroporto Americano. A relação que temos com o Benfica é individual. É social no estádio e em todas as viagens que fazemos com a "nossa malta" mas a paixão pelo clube, pela vitória e a tristeza da derrota é individual. Gostaria muito de estar em casa de alguém a ver o Naval ou no Pavilhão Atlântico a ver o futsal e a perguntar o resultado da Naval, mas tal não será possível.

Vou desfrutar de forma isolada se for caso disso, no meio de outros Benfiquistas na próxima semana aquando do jogo no Dragão ou mais tardar no Estádio da Luz contra Rio Ave se assim for necessário.

No entanto, sinto que o Olhanense está cheio de moral. Jogadores e treinador acham que podem ganhar e assim manter-se na primeira Liga. Se depender de mim, esta equipa descia de divisão já. Não gosto deles, acho que são mais um dos protegidos do FCPorto e estive em Olhão, onde assisti ao ódio geral que aquela equipa tem perante o Benfica. Por tudo isto, espero obviamente que percam.

Esta semana foi notícia os dois banners que foram colocados no Marquês de Pombal e na Rotunda da Boavista. A ironia, o humor e a crença na vitória mostram que afinal o Benfica também é um clube moderno, como não poderia deixar de ser.

A maneira como as fotos e pequenos vídeos no YouTube foram colocados e foram divulgados em poucos minutos pela comunidade Benfiquista mostra duas coisas. Primeiro mostra que o mundo viral através dos facebooks, youtube, myspaces são meios do presente e utilizá-los bem pode ser chave de sucesso de algumas acções das mais variadas áreas. Segundo mostra que a marca Benfica é sem duvida nenhuma a maior Portuguesa e quando ela é bem utilizada - de forma inteligente, moderna e bem humorada - pode ser mesmo imparável.

Os criadores destes banners - elementos de agências com quem trabalho - representam o que o Benfica tem de melhor nos dias que correm e sei que há uma nova geração Benfiquista que vai dar cartas nesta década. Precisamos disto e precisamos de sentir e mostrar aos adversários que a massa humana que representa o Benfica é algo que marca o país ao longo de várias gerações. Agora chegou a vez desta nova geração dar mostra de dinamismo e de refinada ironia. Estes senhores já marcam o ano do Benfica e no final quando se fizer a História deste campeonato, tem a sua página de glória "Reserbada" - sim com "b" porque os Benfiquistas do norte são os que mais merecem este título pela maneira como sempre apoiam a equipa em todos os campos dessa região e pelos sacrifícios maiores que fazem cada vez que se deslocam ao Estádio da Luz. Parabéns a esses milhares que gritaram esta semana bem alto que o título está "Reserbado".

Irónico também é o facto de Jesus ter dito que a segunda volta seria melhor para o Benfica, porque a equipa estava mais forte, havia rotinas consolidadas, modelos de jogo assimilados e que isso se iria reflectir nos resultados. A verdade é que em 12 jogos da segunda volta o Benfica ganhou 11 e empatou apenas 1 em Setúbal quando Cardozo falhou o penalti no último minuto. Caso o Benfica ganhe os três jogos que faltam, esta equipa faz a melhor segunda volta de sempre do nosso clube. Estamos a 9 pontos de bater o record absoluto de todas as super equipas que tivemos durante anos e anos e ainda há quem invente que o Benfica ganha pelos túneis. Se o título não for motivação suficiente para esta equipa, então que se motivem com esta estatística que me parece ser suficientemente forte para que se conquistem os 9 pontos, mesmo tendo um jogo no Dragão pelo caminho.

Esta noite tive um pesadelo. Sonhei que o Jesus tinha assinado pelo Sporting. Não entendo porque sonhei isto, mas penso que deve ter sido por um amigo meu sportinguista me ter dito que se ele fosse o presidente desse grande clube que em 50 anos apenas ganhou 8 campeonatos, contrataria Jesus, custasse o que custasse. A verdade é que foi um daqueles sonhos que parecem mesmo verdadeiros e esse era um facto consumado. O Sporting tinha contratado Jesus e o Benfica ia jogar estes três jogos sabendo que ia ficar sem o nosso treinador na próxima época. No meu sonho, já até se falava nos meandros encarnados que Paulo Bento seria o senhor que se seguia como novo treinador do Glorioso. Isto tudo para dizer que quando acordei senti um alívio grande e pensei naquilo que ainda não tinha pensado. Estaremos nós dependentes deste treinador? Estaremos nós dependentes da marca Jesus e que a resposta dos Benfiquistas nestes últimos meses enchendo os estádios em todo o país está ligada a esse fenómeno Jesus?

Não sei e isso agora não importa, mas sabemos que este será o nosso treinador nos próximos anos - dizem que pelo menos mais duas épocas - e é com ele que continuaremos a ganhar mais títulos.

Para terminar, vou falar de David Luiz. Fez 23 anos esta semana e aparentemente está a despedir-se de nós. Já me garantiram que está vendido para Itália, mas eu prefiro não acreditar nessas coisas. David Luiz em Coimbra esteve na pista a despedir-se dos adeptos durante 15 minutos. O que este jogador representa hoje para os nossos adeptos é um activo que não se pode desperdiçar. Eu sei que temos os passes dos jogadores no tal fundo e que é muito difícil recusar propostas milionárias, mas deveríamos pensar que com a Champions para o ano, manter a equipa deveria ser a estratégia. Vender um ou dois jogadores a única solução possível a não ser que os clubes batam a clausula de rescisão e ái seremos forçados a vender mais. Bem sei que há quem pense de maneira diferente mas o "milhão e quase cem mil" adeptos com que vamos fechar o ano no Estádio da Luz pode ser maior no próximo ano se tivermos uma boa Champions com casas cheias, uma melhor Taça de Portugal, uma melhor Taça da Liga e mais adeptos no campeonato. Isso só é possível com uma grande equipa a lutar por todas as provas e com capacidade de gerar receitas à conta de bilheteiras. David Luiz nesse aspecto é importante. Ele é um de nós e tendo em conta que não é jogador de selecção deveria ficar um ano mais. Mesmo que a estratégia comercial seja vendê-lo e colocar Sidnei a valorizar - lembro que custou 5 milhões por 50% do seu passe - sou contra, porque às vezes nem tudo podem ser números. E o futebol é um bom exemplo do que acabo de dizer...

Parabéns David Luiz. Não me lembro de nenhum outro jogador com esta idade e que tenha uma empatia tão grande com todos os quadrantes dos adeptos do Benfica. Mesmo que muitas vezes te gritemos "para teres juízo nas tuas arrancadas lá para a frente" sabemos que não há dinheiro que compre o Amor à camisola do Benfica e esse Amor que sentes pelo nosso clube deve ser alimentado com mais épocas por cá. Veremos o que se decide nos próximos meses.

Hoje, vamos encher o estádio e amanhã espero que se encham as bancadas do Pavilhão Atlântico para ajudar a nossa equipa a vencer a Uefa Cup. Ao mesmo tempo podemos estar a ser campeões de futebol e umas horas antes a celebrar o título de Voleibol. Assim dá gosto...

Força Benfica

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nada a Temer

Hoje, o Benfica nada deve temer. É engraçado o conceito que media, adeptos esverdeados, azulados e avermelhados arsenalistas do Minho inventaram para dizer que o Benfica está sob pressão.

Os números mostram que somos melhores em tudo, que somos imbatíveis em casa, que levamos 23 pontos á frente do nosso adversário de hoje e 3 pontos à frente do nosso maior adversário na Liga.

Então, onde esta a pressão, se temos 3 pontos de avanço e menos um jogo que SCBraga? Mesmo que alguma coisa corra mal nos jogos que se seguem - Sporting, Coimbra, Olhanense ou FCPorto - a ideia é sair do Dragão, um ponto à frente do SCBraga e depois fazer e festa em casa contra Rio Ave.

As pessoas que utilizam a palavra pressão para descrever este jogo na Luz, não devem conhecer a fábula da formiga e da cigarra. A formiga amealha no verão para desfrutar no Inverno, enquanto a cigarra descansa e diverte-se no verão para depois sofrer essas consequências no Inverno.

O Benfica trabalhou muito e bem, para agora evitar a pressão e as pessoas não entendem isso. Nós somos lideres com 3 pontos de avanço, com um empate frente ao Sporting ficamos 4 pontos à frente do SCBraga, com uma vitória ficamos com 6 pontos à maior e obviamente se tudo correr mal hoje, mantemos os mesmos 3 pontos que temos quando escrevo este texto. Então onde está a pressão?

Perguntem-me caros amigos esverdeados, azulados e avermelhados arsenalistas do Minho se quero trocar de posição com qualquer um de vocês na tabela? Perguntem-se quero ser adepto do SCBraga por um dia sabendo que o meu adversário directo leva 3 pontos de avanço sobre mim. Perguntem aos senhores do Barça, se estando agora 3 pontos à frente do Real, entram pressionados...

Há coisas que só neste cantinho fazem sentido, mas não para mim. O Barça provou que é melhor que Real Madrid e a pressão está obviamente no Real em tentar recuperar esses 3 pontos nos 21 que estão em disputa. O Benfica provou que é muito, muito, muito superior ao SCBraga, leva 23 pontos de avanço sobre o adversário de hoje, joga em casa onde ganhou todos os jogos, excepto o primeiro que empatou contra Marítimo de Carvalhal no longínquo mês de Agosto e mesmo assim está pressionado? Essa é para rir...

Todos sabemos que o Sporting vai jogar tudo neste jogo. Todos sabemos que Liedson tem muitas hipóteses de marcar atendendo ao histórico contra Benfica, todos sabemos que temos todo o Portugal anti benfiquista contra nós, mas os verdadeiros Benfiquistas sabem que a pressão não mora aqui.

Pressão tem o Sporting, pois se perde passa a estar a 26 pontos do Benfica num record absoluto desde que os dois rivais nasceram. Pressão tem o Braga que aconteça o que acontecer mantém um mínimo de 3 pontos de atraso. Pressão tem o FCPorto que a 5 pontos atrás de SCBraga e ainda a ter que defrontar o Benfica - com quem perdeu 1-0 e 3-0 esta época e contra equipas do Benfica sem vários titulares - pode começar definitivamente a ver a champions por um canudo. Pressão no Benfica que tem os melhores adeptos do mundo e os que mais apoiarão até dia 9 de Maio em qualquer estádio?

Não me façam rir. Vou sair agora de casa para obviamente ver o jogo in loco e os 3 pontos de avanço que temos para SCBraga (e com menos um jogo) são o tónico necessário para que o coração bata sem nervos e sem dramas.

Se fosse sair de casa com três pontos de atraso, estaria mais pressionado, não?

Vamos acreditar e aplaudir, qualquer que seja o resultado hoje, porque até dia 9 de Maio, seremos nós os lideres... Assim esperamos.

Força Benfica

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nós só queremos o Benfica Campeão

Tal como diz a canção que todos cantamos no Estádio, "nós só queremos o Benfica campeão, Benfica campeão". É isso mesmo que temos que focar nestes próximos dias. Nós só queremos o Benfica campeão e esquecer o que se passou em Anfield, porque obviamente deixa marcas.

Ontem no aeroporto de Liverpool estivemos todos ao lado dos jogadores no final do jogo. Vimos nas suas caras o desalento e a desilusão estampados no rosto. Vimos adeptos solidários e crentes, aplaudindo, motivando mas a equipa parecia envergonhada e não tem que estar envergonhada de nada.

Ninguém deve dizer isto ou aquilo da táctica, da opção deste ou daquele, da visão correcta ou incorrecta de Jesus. Todos temos uma opinião e sabíamos que Jesus ao mudar estava a arriscar. Quando se arrisca e ganhamos, somos os melhores, quando se arrisca e perde podemos ser "menos bons", mas nunca maus. Quando Jesus mete Kardec em Marselha e ganha, foi herói e ontem arriscou uma ou outra coisa, que não resultou tão bem e não é por isso que se deve criticar. Devemos apoiar e no aeroporto Jesus sentiu que os adeptos estão com a equipa, com ele e não vão deixar que este jogo de ontem afecte o moral das tropas.

Obviamente que no texto anterior ao jogo, eu dizia que aprendemos com o Bayern de Munique que estar a perder 3-0, ainda pode dar hipótese de apuramento desde que se consigam marcar 2 golos. E foi isso que todos pensámos quando vimos o primeiro golo e ainda mais acreditámos quando no segundo livre de Cardozo a bola passa ao lado do poste, mas como também dizia ontem, estes jogos precisam de sorte. Ontem não houve sorte no remate do Sidnei que às três tabelas sai fora e especialmente nos três contra ataques mortíferos que fizeram o segundo, terceiro e quarto golos do Liverpool.

Benitez armou a equipa para o contra ataque, quando ninguém esperava isso. A vida é um jogo de xadrez e o futebol não foge a isso. O treinador do Liverpool sabia que se vai para a frente e deixa pouco resguardada a retaguarda, o Benfica em contra ataque pode marcar e resolveu defender. Ele sabia que podia num contra ataque explorar esse factor importante do futebol como o tinha feito na primeira mão com Torres, que isolado falhou já no segundo tempo.

Jesus controlou bem o jogo e não foi por ter metido este ou aquele jogador que o perdeu. Aliás, sem lesão de Júlio César e sem o 4-1 o Benfica teria apertado o Liverpool ás cordas, mesmo sem pernas, porque é isso que está no ADN deste Benfica. Não foi possível e o quarto golo matou o jogo. Tudo bem. Não há problema nenhum. Aprendemos com a derrota, vamos focar tudo no campeonato sem jogos a meio da semana e vamos entrar contra Sporting, como eles não desejavam. Vamos entrar concentrados, feridos com a derrota, com adeptos receosos, sem excesso de confiança que todos tínhamos em Liverpool - aliás tínhamos todos muito excesso de confiança que provavelmente até o passámos á equipa - e vamos entrar com a humildade de quem sabe que este jogo é realmente decisivo. Agora são todos decisivos, mas o facto do adversário se chamar Sporting vai fazer deste jogo uma autentica final. O Estádio vai encher porque vamos querer dar um sinal inequívoco a esta equipa que estamos 100% com eles e vamos apoiar exactamente quando eles mais precisam.

Nós só queremos o campeonato e depois no final do ano veremos o que queremos para este Benfica Europeu. Para a Champions League vamos ter que reforçar a equipa e não desbaratá-la com vendas. Espero que o Benfica entenda isso. Temos que reforçar e vender um ou dois jogadores e não três ou quatro. Não se deve tirar o pé do acelerador porque temos uma hegemonia nacional para conquistar e temos um trajecto Europeu que devolverá aos cofres muitos euros que temos investido e muito do prestigio que este ano já conquistámos.

Para a equipa não chegar tão cansada a esta altura do campeonato na próxima época - e sabendo que para o ano a Taça de Portugal é também prioridade absoluta - temos de ter uma equipa reforçada e com mais opções, contando com as lesões, o excesso de jogos e os castigos que sempre acontecem..

Agora e antes de levantar o véu do futuro, há que reforçar o presente. Estamos todos com a equipa, com Jesus e com a estrutura directiva que gere o futebol. Vamos ser campeões e é só isso que queremos. Como se diz no anúncio, "Podemos ser campeões sem ganhar ao Sporting? Sim podemos, mas não é a mesma coisa..."

Força Benfica

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alma e Coração

Aconteça o que acontecer em Liverpool, o Benfica já ganhou mais esta época que em todas as outras últimas 5 temporadas. O ano passado fizemos um ponto na Liga Europa e fomos eliminados na primeira fase. O campeonato foi perdido exactamente quando não podíamos perder pontos e este ano, entramos em Abril com o coração dos Benfiquistas cheio de orgulho e satisfação nesta equipa e no que foi feito nos últimos meses.

Há 4 anos estive em Liverpool, onde estarei também daqui a umas horas. Ao contrário do que muitos pensam, sei que não há jogos iguais e o nosso maior trunfo nesse ano era sermos totalmente outsiders nas perspectivas de passagem da eliminatória. Eles eram campeões europeus e nós éramos campeões nacionais com uma equipa muito, muito abaixo da que temos por exemplo agora... Entrámos completamente aterrorizados com o ambiente e com esse tal inicio do Liverpool que poderia deitar por terra a nossa defesa, até que Simão faz o golo que todos conhecemos. Nestes jogos, por mais que me digam que a forma, a motivação ou os detalhes decidem um jogo, eu quero sempre acreditar que é a sorte que decide estas eliminatórias com resultados apertados e com equipas que se aproximam. O Benfica não era superior ao Liverpool mas o golo de Simão tudo mudou. E existem 1001 exemplos de provas europeias que se decidem com um golpe de sorte, merecido ou imerecido. Basta lembrar-nos de Kardec em Marselha. O Benfica merecia estar a ganhar por muitos golos de diferença, mas teve que ir um miúdo marcar aquele golão no ultimo minuto para dar justiça ao marcador.

Daqui a pouco em Anfield Road será igual. O Benfica tem de ter sorte e não vale a pena dizer muito mais sobre este jogo. Não vale a pena dizer que vamos ganhar 2-0 como há dois anos, não vale a pena dizer que o Liverpool este ano está péssimo, não vale a pena dizer que o Benfica marca sempre em todos os campos, porque infelizmente já houve jogos que não marcámos e que nos saíram bem caros - derrota em Atenas, derrota em Braga, empate em Alvalade, derrota contra Guimarães para a Taça de Portugal - não vale a pena por outro lado dizer que a equipa está cansada e por isso somos menos favoritos, não vale e pena dizer que sem Saviola é complicado, mas sem Saviola e Weldon é ainda mais difícil, nem vale a pena dizer que o Liverpool vai-nos ganhar para safar a época desportiva deles.

Daqui a pouco, por mais intelectualizada que esteja a discussão vai-se tudo resumir a sorte, ou como dizem os treinadores que tem vergonha de dizer a palavra sorte, vai-se tudo decidir nos detalhes.

É assim que Mourinho chamou ao canto que lhe deu o apuramento contra o Manchester United em Old Trafford nos quartos de final da Champions League que acabou por ganhar - detalhe... Eu chamo-lhe "sorte de ter marcado um golo no fim..."

Hoje à noite precisamos de sorte, mas no futebol a sorte procura-se e o jogo de Manchester contra Bayern ontem provou duas coisas. Primeiro provou que estar a perder por 3-0 fora quando se ganhou 2-1 em casa, torna tudo ainda possível de recuperar. Depois provou que se a sorte se procurar com atitude com garra, com força e com solidariedade entre os jogadores é muito mais fácil que essa sorte apareça. Po risso gostei de ouvir Jesus dizer que "alma e coração" não vão faltar à equipa, mesmo que faltem pernas. E é apenas isso que nós queremos. Queremos "alma e coração" que nos leve ao objectivo maior de ultrapassar este Liverpool.

Pensei nisso, de ter "alma e coração" em jogos grandes, quando o Bayern Munique marcou o golo de Robben. Quem diria que a perder 3-0 em casa do Manchester a equipa teria talento para conseguir o 3-2, mesmo jogando contra 10 (o que sempre facilita) e mesmo com a ajuda que Ferguson deu em tirar Rooney da partida? A sorte procura-se da mesma maneira que Simão a procurou naquele remate de fora de área há 4 anos em Anfield Road.

Nesse jogo, um adepto do Benfica antes do jogo começar resolveu ir a uma das bancas de apostas que há dentro do estádio, meter umas quantas libras na vitória do Benfica. Não era no apuramento, mas sim na vitória da nossa equipa. Quando ele fez isso, pensei que por um lado havia alguma inconsciência, por outro lado alguma crença cega no Benfica ou alguma perspicácia para o jogo, pois o Benfica pagava muito em caso de apuramento, mas pagava muito mais em caso de vitória em Anfield Road. Eu nunca apostei em jogos de futebol, mas se tivesse que apostar, teria sempre que o fazer a favor do Benfica. E é com este pensamento que vou entrar no avião daqui a poucas horas. Vamos ganhar, vamos passar e vamos fazer desta época, um renascimento do Grande Benfica doutros tempos.

Mas depois penso que vendo os golos que marcámos em todas a competições, vendo que temos das defesas menos batidas da Europa, lembrando-me da hegemonia exibicional que temos evidenciado, penso que no fim de contas já ganhámos muita coisa esta época, mesmo que não ganhemos o acesso às meias finais da Liga Europa. O Benfica este ano já ganhou e sei que aconteça o que acontecer esta noite, vamos aplaudir os nossos jogadores da mesma maneira que há 4 anos os adeptos do Liverpool aplaudiram a sua equipa, que a perder por 2-0 nunca por um segundo foi sequer apupada por qualquer adepto inglês. Aconteça o que acontecer sei que estes jogadores serão acarinhados em todos os jogos que fizerem até final da época, porque nós sabemos ver que eles merecem o nosso apoio incondicional.

É isso que se vai passar hoje. Eu sei que o adversário é o Liverpool, mas vendo esta época e vendo o que eles tem feito, mesmo em Lisboa ou contra o Birmingham este domingo, não merecem passar e chegar às meias finais de qualquer competição europeia. Não sinto a equipa deles com esse espírito de conquista que a nossa aparenta ter e por isso acredito que vamos passar, como acredito contra qualquer adversário. Não tenho duvidas que se tivesse a horas de embarcar para Barcelona sentiria mais ou menos o mesmo. E isso é exactamente o que sentiu aquele adepto que apostou na vitória do Benfica há 4 anos. Há algo em nós que tem uma confiança cega e depois há a parte racional que nos diz que só com sorte lá chegaremos. Pois que seja com sorte.

Que a sorte nos proteja então e que o Benfica chegue às meias finais duma competição Europeia outra vez. Já passaram 16 anos desde a última meia final com Parma e penso que esta equipa merece essa passagem, da mesma maneira que sei que Liverpool não a merece, pelo que tem feito esta época. Se fosse assim já tinhamos ganho. E já ganhámos. Este ano já ganhámos...

Força Benfica

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Força do Benfica

Costumo terminar os meus posts com a célebre assinatura "Força Benfica". Hoje resolvi colocar as mesmas palavras mas com ordem trocada, porque o que se passou ontem na Figueira é algo que transcende o jogo, a sorte ou o azar. Depois de estarmos a perder por 2-0 e por mais que acreditássemos que poderíamos tentar virar o resultado, a verdade é que só os jogadores realmente acreditavam. Como só eles acreditavam em Marselha e como só eles acreditaram contra Liverpool - aqui depois da expulsão do Babel todos acreditámos e na segunda parte ainda mais acreditámos num possível terceiro golo.

Estive na Figueira da Foz. Quando o segundo golo da Naval entrou, vi literalmente a vida a andar para trás. Nem eu tinha força para virar o resultado com aquele vento, naquele estádio, com aquele ambiente, mesmo que maioritariamente encarnado e na minha cabeça começaram a fazer-se contas para sermos campeões.

Estavam reunidas as condições para termos uma derrota ou no mínimo um empate. Pois bem, esta nossa equipa provou que tem um estofo, uma vontade e uma força que não estamos habituados a ver noutros anos.

Não quero alongar-me muito neste post, até porque a noite vai longa, mas é importante que todos entendamos que temos uma super equipa, um grupo de jogadores com uma atitude magnifica e um técnico que não desiste de procurar os objectivos enquanto esses objectivos forem possíveis de alcançar.

Quinta feira estarei em Liverpool e sobre isso já falarei noutro post. No entanto Jesus já disse ontem, que a equipa está cansada. Já o entendemos. Saber que a equipa chegou a Lisboa tarde, treina hoje, viaja amanhã para Liverpool e joga na quinta-feira, é natural que esteja cansada.

Hoje devemos celebrar esta excelente reviravolta e para quem dizia que o Benfica não virava resultados, o Marselha, o Liverpool e o Naval foram bons exemplos para provar que no futebol o que hoje é verdade amanhã já não é. Por isso é que hoje podemos estar cansados e na quinta-feira estarmos fresquinhos que nem uma alface. Assim esperamos.

Força Benfica

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um "Abre Olhos"

Este fim de semana desportivo representou aquilo que se designa na gíria Portuguesa como um "Abre Olhos".

Vi o jogo de sexta feira entre Braga e Guimarães e se restavam dúvidas que este campeonato ainda não está ganho esse jogo dissipou-as. Como sabem, não falo muito de árbitros por aqui e até acredito que quando erram, o fazem porque são humanos, mas os penaltis do Braga são todos muito puxadinhos e o último um escândalo de todo o tamanho.

Todos sabemos que depois da entrevista de Pinto da Costa ficou provado que o ódio que o senhor tem pelo Benfica é proporcional à sua idade. Também não será difícil de entender que enquanto for matematicamente possível o Benfica não ser campeão esse senhor terá esperança nesse desfecho. A explicação é simples. Se o Benfica ficasse em segundo atrás do Braga estariam reunidas as condições para esse senhor passar o verão a alfinetar o Benfica, os adeptos do Benfica, a direcção do Benfica, os túneis onde o Benfica está, os milhões gastos pelo Benfica e mais o que essa sua cabecinha senil se lembrasse de inventar.

Alem disso, o FCPorto não indo à champions não é problema, porque se há coisa que esse senhor não se preocupa é com as finanças do seu clube, que mesmo com os milhões da champions e da venda dos seus principais jogadores dá prejuízos constantes. Não ir à champions até será a razão mais que suficiente para mandar embora Jesualdo e assim sendo, é tudo perfeito neste pensamento do sistema.

Ao contrário, Jesualdo vem muito preocupado falar da arbitragem do Braga... Não vale a pena...

Entretanto o Benfica joga hoje na Figueira com a sua melhor equipa disponível, pois só com a melhor atitude poderá continuar a pensar no título. Lá estaremos a encher o estádio de encarnado, como nos foi pedido, e a empurrar o Benfica para o título que merecidamente será nosso. Só depois pensaremos no Liverpool e em como ultrapassar esse difícil mas possível obstáculo.

Por falar em Liverpool, há hoje um senhor que escreve n´"A Bola" coisas absolutamente ridículas sobre os comentários do Benfica - Liverpool por parte dos media de Rádio e TV, mas da SIC em particular. Já no jogo de Marselha, Miguel Sousa Tavares disse que se enervou com o facciosismo dos comentários a favor da nossa equipa, mas sendo um adepto do FCPorto e escrevendo n´"A Bola" nessa condição, não estranhei. Mais estranho quando um jornalista critica os seus colegas de profissão... Eu não sei o que se passa com esta gente, mas antes de comentar vou colocar aqui as palavras deste tal de Carlos Pereira Santos:

"Os exageros, às vezes bem identificados com radicalismos, incomodam um bocadinho. A mim, pelo menos. Não andaram muito bem os camaradas que estiveram a relatar e a reportar na TV o encontro entre o Benfica e o Liverpool. Que se puxe pelo Benfica, acho muito bem, porque é uma parte considerável da Nação, e começa logo no primeiro dos ministros, mas que se perca completamente o sentido da bússola, enfim, é lamentável.

(...) Que os penaltis do Cardozo excitem os benfiquistas é lógico e bonito, principalmente num estádio cheio e vibrante. Mas que os jornalistas vibrem tanto quanto os adeptos, enfim, parece-me que não está lá muito bem."

Estas palavras falam por si... A mim parece-me que nem o senhor Pinto da Costa teria coragem de escrever ou dizer uma coisa destas, mas pelos vistos a vergonha é algo que este senhor nem tem. Aliás, nem vergonha, nem competência, nem inteligência, para não falar de solidariedade de classe jornalística.

Não contente com o que diz acerca dos comentários do Benfica - Liverpool, a segunda parte da sua crónica é sobre o jogo Braga-Guimarães.

Diz este senhor que:

"Volto aos exageros, porque o futebol é um jogo de paixões (o golfe também, que o diga Tiger Woods). E isto porque tive a incumbência de fazer a crónica do Sp. Braga-V. Guimarães. Julgo que nunca me foi tão complicado fazer uma crónica e só foi possível arrancar com o texto graças à ajuda dos meus companheiros de redacção. O árbitro no meio de uma alhada, cinco grandes penalidades, uma delas desfeita pelo próprio árbitro, diz-se que com recurso a meios audiovisuais, jogadores sempre em volta do juiz, empurrando, vociferando, insultando.

Um derby quentinho, como se quer, mas façam o favor de agradecer também ao treinador do Vitória de Guimarães. Deu-se ao luxo de invadir o relvado duas vezes, de manifestar constantemente o seu desagrado de forma exuberante. Contagiou a plateia. E não mereceu ordem de expulsão. Por mim, está expulso, leva o vermelho, porque para ser treinador não chega ter qualidade."

Ou seja, eu li a sua crónica de "A Bola" no sábado - agora sim entendo porque foi tão mansinha para o arbitro e para o jogo em geral - e não entendo como precisou de ser ajudado pelos seus companheiros para escrever essa mesma crónica. Se há crónica fácil de escrever para um jornalista sério é esta. Basta retratar os factos do jogo, opinar sobre a táctica e técnica dos intervenientes e focar o escândalo de arbitragem que foi esse encontro. Nada mais fácil para um jornalista competetente. Agora se lhe pedirem que escreva um texto sabendo que está a mando de alguém, se lhe pedirem que escreva um texto mansinho perante o maior escândalo do ano desportivo em Portugal, então se calhar já lhe custa mais. O senhor deveria fazer um exercício de consciência e de inteligência, ate porque ao contrário do árbitro tem tempo, imagens televisivas, a distancia suficiente e a obrigação jornalistica de o fazer.

Imagine, senhor jornalista, que daqui a 50 anos um neto ou bisneto seu queria saber o que se tinha passado num escandaloso jogo de futebol entre Braga e Guimarães do ano 2010. Iria à hemeroteca, pegaria no jornal "A Bola" e lia esse esse tal fatídico e difícil texto do seu avô. Esse seu neto ou bisneto estaria envergonhado com o avô que tinha. Seguramente, especialmente se essa pessoa fosse de bem, como aliás tenho o jornalista como pessoa de bem. Nunca confundo incompetência com má formação.

Envergonhado é pouco, porque se lesse a crónica de hoje, esse neto então sentir-se-ia escandalizado. Se esse seu neto ou bisneto fosse jornalista então a palavra terá de ser um pouco mais forte. Estar escandalizado é pouco para alguém que mente, que omite e que que claramente escreve a fazer fretes a outros poderes.

Não entendo como alguém pode criticar um treinador que foi ROUBADO com tudo o que havia mais à mão, num jogo em que futebolisticamente em nada foi inferior ao Braga, só porque na linha manifestou o seu desagrado de forma exuberante. O senhor além de incompetente tem aí algo de ditadorzinho... Os ditadores gostam de fazer mal e que os prejudicados comam caladinhos. Você achava o mesmo... Que o senhor Paulo Sérgio deveria ver o escândalo que estava a ser feito à sua frente e que aplaudisse, que estivesse caladinho, que não opinasse - como deveria ter acontecido com os senhores comentadores da SIC aquando dos golos de Cardozo.

Se para este jornalista, o treinador Paulo Sérgio merece vermelho, então as palavras de Domingos a dizer que o arbitro "não influenciou o resultado" merecem irradiação completa do futebol e isso o senhor jornalista não soube avaliar. Aliás por falar em irradiação completa do futebol, eu já vi muitos jornalistas de várias áreas que se armam em muito importantes e depois acabam mal na vida. Não me admiraria que o senhor fosse um desses, mas se quer a minha opinião, o futebol poderia prescindir de si já a partir de hoje.

Eu tenho o jornal "A Bola" como um diário plural e sei que assim continuará a ser, mas esta crónica jornalistica hoje, vem cheia de imparcialidades. Se eu gosto de ver imparcialidades no Miguel Sousa Tavares, no Eduardo Barroso, no Ricardo Araújo Pereira ou no meu caro Zé Diogo Quintela, vê-las nas páginas de opinião por parte dum jornalista já se tornam perigosas e com muito pouca piada..

Enfim, fica o resisto. Aviso à navegação e aos comentadores de TV da SIC que comentem o jogo de Liverpool. Não comemorem os golos do Benfica, mas pelos vistos segundo este senhor tem ordem para poder aplaudir os golos do Liverpool. E digam bem do Gerrard e do Torres todo o jogo, porque eles merecem ser apoiados, coitadinhos...

Para hoje, que os três pontos apareçam de qualquer maneira. De certeza que eu ficarei contente e este senhor jornalista todo tristinho. Que assim seja!

Força Benfica

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O primeiro jogo da Champions

Quando era mais pequeno, penso que o meu primeiro jogo "a cores" foi com o Liverpool. Lembro-me que era pequeno ainda e o meu pai levou-me a ver o jogo no "Clube" da vila, porque não tínhamos televisão a cores em casa. Não estou certo se foi o Liverpool - Real Madrid de Maio de 81, ou outra transmissão nessa altura, mas sei que jogava o Liverpool. Depois contra a Roma em 84, já me lembro perfeitamente de ver esse jogo e de ver o tal poderio do Liverpool nesses anos seguintes.

Mais tarde, já em idade adolescente acompanhámos as grandes noites Europeias do Benfica sejam elas nas finais, nas meias finais ou nos quartos de final dessas competições. Ainda me lembro que antes desses grandes jogos, a escola era apenas o local onde nós falávamos dos sonhos de ganhar este ou aquele jogo. Tinha uma amiga minha, ainda hoje minha melhor amiga, que era uma craque a falar de futebol e dava luta a todos os portistas e sportinguistas que se aproximassem das conversas. Com ela e com muitos outros amigos, sonhámos muitas noites com a glória Europeia da nossa equipa como se disso dependesse a nossa afirmação como clube. Sempre assim foi... Por mais que os campeonatos sejam importantes a nossa génese, esteve sempre virada para a nossa afirmação na Europa.

Ainda hoje me recordo desses tempos com saudade. Não havia preocupações, a escola não era difícil, o Benfica ganhava e nós passávamos os 3 dias até à quarta feira Europeia nervosos com o momento em que se iniciava o jogo. Muitas das vezes, os jogos nem eram televisionados - especialmente aqueles de inicio de caminhada Europeia - e ouvia religiosamente o relato no quarto dos meus pais, onde tenho as minhas primeiras memórias de noites de glória, num rádio castanho onde pelas primeiras vezes sonhei com o Estádio da Luz, mesmo muito antes de algum dia aí ver um jogo a sério. Depois já ouvi os relatos no meu quarto num rádio cinzento e tantas vezes falei com o rádio a pedir um golo do Benfica no último minuto.

Voltando a essa minha amiga, sempre admirei a sua maneira de defender o Benfica. Lembro o seu optimismo e a sua maneira de falar comigo de algumas fraquezas Benfiquistas , quase em segredo e contra os outros apenas reforçar os pontos fortes, mesmo quando perdíamos. Aliás, ainda hoje admiro as mulheres que entendem e discutem futebol. Penso que o fazem de forma mais calma, mais serena e muitas vezes mais assertiva. Vêm coisas que nós não vemos e sentem a paixão do clube da mesma maneira, especialmente nobre na horas das derrotas.

Mais recentemente e como homenagem a esses tempos dos anos 80, decidi acompanhar a nossa equipa a Anfield Road e essa é, ainda hoje, a nossa noite Europeia mais importante da última década, apesar de eu colocar a exibição e resultado contra Marselha há umas semanas no Top ex aequo com esse jogo em Liverpool.

A verdade é que eu não tenho equipas estrangeiras. Sou do Benfica e gosto do Benfica. Tudo o resto para mim é igual e posso simpatizar um ano com este ou outro ano com aquele, mas não tenho preferências militantes. No entanto, sempre admirei o clube de Liverpool.

Pelos "Beatles" - magnifica a mentira de "A Bola" a dizer que o Paul McCartney vai hoje tocar no intervalo o "Yesterday" e o "Let it Be" - pela equipa, pela cor do equipamento e até pelos adeptos, que entre alguns hooligans, ainda hoje popularizam o "you will never walk alone" como um dos maiores hinos de comunhão entre clube e adeptos.

A verdade é que em oito partidas que jogámos contra Liverpool, eles ganharam as primeiras cinco e nós ganhámos as últimas três. Já disse e repito que se o Benfica manter a lógica empataremos o score com duas vitórias nestes jogos, mas para que isso aconteça temos que jogar mais uma vez ao melhor nível que jogámos este ano.

Todos nós acreditamos que o Benfica pode passar esta eliminatória. Eu acredito sempre que podemos ganhar a todas as equipas e se do outro lado estivesse o Barcelona, estaria com o mesmo sentimento a subir as escadas para o terceiro anel. Vamos ter que nos habituar a estes grandes jogos Europeus, porque o nosso objectivo é marcar esta década com muitas presenças na Champions. E aí nada como treinar com os melhores. O Jesus disse que isto era uma final antecipada. Aliás ele não disse bem isso porque o "português" fugiu-lhe, mas quis passar essa ideia e foi com essa ideia que as páginas dos nossos jornais abrem esta manhã. Essas afirmações valem o que valem e todos sabemos que em Futebol não é nos quartos de final que se decide uma prova Europeia mas eu entendo o conceito. Podia ser o jogo da Final e poderia ser claramente um grande jogo de Champions. E isso é indesmentível.

Somos as equipas com mais História nesta nova Liga Europa e ambos queremos ganhá-la. Eu sinto que o Benfica pode realmente fazer História nesta época, passar o Liverpool e independentemente do que se passar na meia final era realmente a cereja no topo do bolo que é esta grande época do Benfica.

A verdade é que estamos tão entusiasmados como nos anos 80, enchemos o Estádio como há muito não se via e isso representa maior entusiasmo, maior ambiente e maior receita, apesar do senhor Guilherme Aguiar ter dito que as bilheteiras são peanuts para os clubes... Eu nem acredito como esta gente, fala todas as semanas nas televisões, mas enfim... Ele devia estar a pensar no União de Leiria que deve ter uma média de 3000 pessoas por jogo, porque tem o Benfica, o Sporting e FCPorto a animar-lhes as bilheteiras, porque se não fossem esses grandes a média seria de 500 pessoas, ou está a pensar no Real Madrid e nos grandes clubes Europeus que apesar de estarem sempre cheios, ganham mais dinheiro com a televisão do que com a bilheteiras.

No Benfica isso ainda não é assim e o clube necessita MUITO das bilheteiras em todos os jogos, especialmente nas competições Europeias onde a receita é separada dos Red Pass. Enfim, mais uma pérola do senhor Guilherme Aguiar.

Por falar em pérolas, o Liverpool tem algumas que todo o mundo admira e aplaude. Os mais conhecidos são Torres e Gerard, mas o Benfica sempre se bateu de igual em todos os jogos e nesse tal ano de Koeman ganhámos a Manchester e a Liverpool com Beto e outros em equipas muito inferiores. E essa sempre foi a razão de ser do Benfica Europeu. O Benfica é um grande da Europa porque sempre se agigantou perante os verdadeiros grandes da Europa. Só de pensar que o orçamento do Marselha é muito, muito superior ao do Benfica e isso não se sentiu em campo, ficamos elucidados.

Hoje os orçamentos e receitas do Benfica e do Liverpool ficam a milhas de distância mas todos nós acreditamos que vamos ganhar porque temos equipa, temos futebol e temos uns adeptos que agora voltam a acreditar que tudo é possível, contra qualquer adversário.

Não sabemos se este adversário representará mais um obstáculo na caminhada para a final ou se ficaremos por aqui. Uma coisa sabemos. A equipa lutará até ao ultimo minuto do segundo jogo e nós acreditaremos até ao fim.

Hoje desejo sair do Estádio da Luz com o resultado de 1-0 porque sei que esse continua a ser o nosso melhor resultado em casa nas competições europeias, seja contra quem for. Ao contrário de muitos, hoje não quero exibição de gala, nem banho de bola... Hoje quero ganhar. Já tivemos muitos e belos jogos esta época e agora penso que nas 8 partidas que faltam para terminarmos a época - ou 10, ou 11 caso se vá às meias-finais e/ou final da Liga Europa - quero foco nos resultados, queremos vitórias e as exibições podem ficar para a próxima Champions League.

Aliás este é na prática o nosso primeiro jogo de Champions League, apesar de Marselha já ter essa característica e sei que mantendo a equipa, a estrutura, vamos ganhar muitos jogos e maravilhar a Europa, num futuro próximo. Hoje, sei que a equipa não vai jogar de outra maneira que não seja ao ataque. Está na génese do nosso sistema, mas não esqueço o jogo em casa contra Marselha, onde fomos na minha opinião muito bem manietados, como agora se diz, por uma equipa que estudou muito bem o nosso sistema.

São estes jogos que nos fazem gostar e amar tanto um clube. É para isto que esperamos cada ano e é para isto que vivemos esta enorme Paixão. Hoje o dia está bonito, pouca gente trabalha à tarde e espero que se viva uma daquelas noites Europeias à antiga, mesmo sendo numa quinta feira. No próximo ano voltamos á origem e lá jogaremos as grandes quartas feiras europeias.

Que a sorte nos proteja e que hoje se viva uma das grandes noites da nossa História. O clube merece, os jogadores merecem, os técnicos merecem e principalmente os adeptos merecem.

Força Benfica